Migração cidade-cidade ou migração intraurbana: é a migração realizada entre cidades diferentes ou em uma mesma cidade. Nomadismo: é quando as populações deslocam-se continuamente sem uma moradia fixa. É muito rara hoje em dia. Diáspora: é a rápida dispersão de um grupo populacional de um território.
Resposta. Resposta:Migração externa refere-se à saída de habitantes de seu país de origem para outras regiões. Migrações externas correspondem a todo fluxo populacional que se desloca do Brasil ou de outras nações em direção a diversos países, especialmente os desenvolvidos.
A migração externa altera o número de habitantes dos países envolvidos no fluxo, uma vez que o país de origem do migrante perde em número de população, enquanto o país de destino cresce em número de habitantes. ... Os Estados Unidos é um país que atrai muitos imigrantes.
As migrações podem ser desencadeadas por fatores religiosos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais. A migração interna corresponde ao deslocamento de pessoas dentro de um mesmo território, dessa forma pode ser entre regiões, estados e municípios.
As populações migram para melhorar a qualidade de vida. Migram para fugir de uma guerra, de uma crise econômica, da pobreza, de perseguição política, da seca e de outros cataclismos naturais. Migram para conseguir emprego, para estudar, para ter mais saúde, para continuarem vivas.
O êxodo rural resulta em diversos problemas, no campo gera a diminuição da população rural no país, escassez de mão-de-obra e automaticamente diminui a produção de alimentos e matéria-prima, dessa forma força a inflação e há aumento no custo de vida.
Esse processo de migração ocorre devido a busca de qualidade de vida melhor nas áreas urbanas, por maior oferta de empregos, acesso aos serviços de saúde, serviços de educação, acesso a saneamento básico, entre outros fatores que influenciam no abandono da população das áreas rurais e se destinam a chegar nas áreas ...
Problemas ambientais urbanos: são alguns dos principais problemas ligados às questões ambientais nas cidades, a poluição atmosférica, ocasionada pela emissão de gases poluentes na atmosfera, advindos das atividades produtivas e dos meios de locomoção; a poluição das águas e ainda as poluições sonora e visual.
O processo de urbanização traz algumas consequências para os grandes centros urbanos, como: A favelização, que é o afastamento dos grandes centros, onde a população se desloca para as periferias. Excesso de lixo, que é uma das causas da poluição dos rios encontradas em São Paulo.