Assim como temos a sensação de tato ao tocar em algo, de olfato ao sentir um cheiro, o Fenômeno Phi, segundo Wertheimer, nos dá a sensação de movimento mesmo que as imagens estejam paradas e, portanto, poderia ser considerado um sentido primário, que não depende de outros sentidos.
PERCEPÇÃO DE MOVIMENTO Movimento induzido: O movimento induzido é uma distorção ou ilusão visual em que há um movimento físico, sim, mas atribuído perceptualmente à parte errada da disposição dos estímulos.
Introdução A persistência da visão, ou persistência retiniana, designa o fenômeno ou a ilusão provocada quando um objeto visto pelo olho humano persiste na retina por uma fração de segundo após a sua percepção NAMIKATA et al. ... (2010), o tempo de permanência de uma imagem na retina é de aproximadamente 1/10 de segundo.
Segundo essa teoria, ao captar uma imagem, o olho humano levaria uma fracção de tempo para "esquecê-la". ... Os filmes ou sequências de imagens em vídeo mostram o movimento mais suave e menos saltitante. Um filme de celulóide é rodado a 24 fotogramas por segundo.
A origem do Cinema está associada à invenção do cinematógrafo, no século XIX, um aparelho capaz de capturar “imagens-movimento”. ... Esse invento e os modelos que o sucederam na década seguinte contribuíram para o desenvolvimento do cinema tal como o compreendemos hoje, ou seja, a arte cinematográfica.
Na primeira metade deste século a fotografia já havia sido inventada por Louis-Jacques Daguerre e Joseph Nicéphore Niepce, possibilitando esta criação revolucionária no mundo das artes e da indústria cultural: o cinema.
Tudo começou com a fotografia. Isso mesmo, fotos! A primeira sessão de cinema de que se tem noticia aconteceu em Paris, em 1895. Para criar o filme foi necessário, primeiro, criar o cinematógrafo, uma máquina capaz de filmar e projetar imagens em movimento.
5 Como funciona o Cinematógrafo dos irmãos Lumière Para gravar um filme, o Cinematógrafo imprime uma sucessão de fotos numa pelicula em celuloide (uma matéria que reage à luz quando esta entra pela objetiva e permite fixar a imagem). Graças a uma manivela é possível visualizar as imagens do filme.
É a unidade do filme fotográfico depois de processado, ou seja, do negativo. Isto significa que um filme de 36 poses gera portanto 36 fotogramas.
Desenvolvido pelos irmãos franceses Auguste e Louis Lumière e apresentado ao público em 1895, o cinematógrafo era uma máquina a manivela que permitia captar as imagens, revelar o filme e, depois, também projetá-lo em uma tela.
[ Aeronáutica ] Aparelho de aviação que, sem ser mais leve do que o ar, se mantém no espaço em virtude da pressão do vento sobre as superfícies inclinadas.
Auguste Nicholas Lumière e seu irmão Louis Jean Lumière, inventaram uma máquina de filmar e projetar películas fotográficas. Apesar do invento ter sido atribuído aos irmãos franceses, há registros de que a máquina fora inventada por Léon Bouly no ano de 1892, mas ele teria perdido o registro na patente.
O Cinetoscópio é um instrumento de projecção interna de filmes inventado por William Kennedy Laurie Dickson, chefe engenheiro da Edison Laboratories de Thomas Edison, em 1891. ... Em 1889, Edison decidiu criar a câmera descrita, quando viu a câmera de Étienne-Jules Marey, em Paris.
Thomas Edison
Resposta: O cinema baseia-se em projeções públicas de imagens animadas. O cinema nasceu de várias inovações que vão desde o domínio fotográfico até a síntese do movimento. A esta foi atribuída como causa a persistência da visão ou "persistência retiniana", por teóricos renomados e importantes.
A arte cinematográfica possui uma capacidade de difusão entre os indivíduos, a qual pode criar diversas ideias, sentimentos, percepções a respeito das relações em que vivem, assim como, despertar algum tipo de questionamento a partir das imagens transmitidas através dos filmes.
1895
O cinema teve seu pontapé inicial no Brasil em 1896, quando foram exibidos no Rio de Janeiro uma série de filmes curtos retratando o cotidiano nas cidades europeias.