Entre os índios da tribo Yawalapti, no Alto Xingu, o brinquedo é produzido com a fruta do tucum e com um furo para produzir o zumbido. PETECA - Feita com palha de buriti e recheada de folhas de algodão para ficar macia. Em cada aldeia a peteca tem um nome diferente.
Vive forte mesmo, afinal, para brincar é preciso um bocado de força. Nos estados do Espírito Santo e de São Paulo, crianças guarani a conhecem pelo nome de “arranca mandioca”, porque lembra a maneira como a mandioca é colhida, atividade bastante conhecida pelas crianças indígenas.
História. A origem do pião é incerta ainda que se tenha conhecimento de sua existência desde o ano 4000 a.C., já que foram encontrados alguns exemplares, elaborados com argila, nas margens do rio Eufrates. ... A Platão o pião servia como metáfora do movimento e Aristófanes se confessava aficionado pelo objeto.
História do brinquedo: Inventado pelo povo da Babilônia há cerca de 4 mil anos a.C, antes de tirar brinquedo era um objeto sagrado.Na Grécia era conhecido como "Strombo"e em Roma como "Turba". Trazidos pelos portugueses na época da colonização, também chamado de pinhão, carrapeta, piorra ou mamona.
Esta Brincadeira também se chama: carapeta, carrapeta. Como brincar com o pião? Existem várias formas de brincar com o pião. As mais conhecidas são: fazer o pião dançar na mão, lançamento, deslizar entre outras formas.
Surgiu há cerca de 3 mil anos a.C., na Babilônia, feitos de argila e com as bordas decoradas com formas de animais e humanos e em relevo. Os piões foram encontrados na Itália através de escavações. Geralmente feitos de madeira, é um objeto cônico e, em sua extremidade, apresenta uma ponta de metal.
Quando os Panará foram transferidos de suas terras para dentro do Parque do Xingu, pelos irmãos Villas Boas, devido a construção da estrada BR 163 que começou a dizimar esse povo por doenças e invasões, eles foram morar em uma aldeia junto com os índios Suyá.
A Vida no Século XIX Massa de modelar foi inventada em 1897 por William Harbutt. Também em 1900, Frank Hornby inventou um brinquedo chamado Meccano (modelos em miniatura). Outros brinquedos populares no início do século XX eram os carros de lata.
Tenha em mãos uma faca de ponta Esta é, muito provavelmente, a forma mais fácil, prática e rápida de descascar pinhão. Duvida? Sua única função vai ser fazer um corte horizontal na semente, ou seja, de ponta a ponta. Depois, é só abrir a casca e extrair o alimento para consumo.
Coloque água suficiente para cobrir as sementes e leve ao fogo até pegar pressão. Conte 30 minutos a partir desse momento. Desligue o fogo, deixe a pressão sair e esfriar bem, para só então tirar a água.
Coloque os pinhões em uma panela de pressão, cubra-os com água e leve ao fogo. Quando a panela começar a “chiar”, espere as sementes cozinharem por 30 minutos. Desligue o fogo, espere amornar e então escoe. Descasque e é só servir!
Pega o pinhão cozido, morde forte no fundinho, aperta e ele sai inteirinho, dentro da boca.
Por ser rico em fibras, o consumo de pinhão pode trazer diversos benefícios, como prevenir doenças intestinais. O pinhão é composto por vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio.
Depois de higienizar as sementes, coloque-as dentro de uma panela de pressão e cubra com água. Deixe em fogo médio e, quando começar a chiar, conte 30 minutos, deligue e espere a pressão sair sozinha. Você pode deixar esfriando antes de consumi-lo ou comer quente mesmo.
Rico também em magnésio, cálcio e fósforo, a semente melhora esses sintomas. Vale lembrar que esta semente não pode ser consumida crua. A dica é cozinhá-la em uma panela de pressão com um pouco de água e sal entre 30 e 40 minutos. Do ponto de vista nutricional, o pinhão é um alimento rico em calorias.
Por ser rico em fibras e em amido (o pinhão é, praticamente, todo carboidrato), ingeri-lo em exagero pode levar à sensação de estufamento, e além de demorar na digestão, atrapalha o sono. “Essa recomendação de não comer à noite é um pouco de mito, visto que não há qualquer contra-indicação.
É que se as sementes são ingeridas ainda verdes, elas podem causar problemas como má digestão, náuseas e até episódios de constipação. Isso acontece, em grande parte, porque, nesse estado, o pinhão apresenta um alto teor de umidade – o que favorece a presença de fungos. Em outras palavras, o alimento pode ser tóxico.
A casca do pinhão precisa estar com uma cor vibrante, de marrom mais claro para amarelo. Quando a casca já está sem brilho e sua coloração sem intensidade, normalmente, o pinhão já está velho, fora da época adequada para consumo.
15 dias
Tradicionalmente, o pinhão era sapecado no chão do campo em meio às próprias grimpas da araucária. A partir do dia 1 de abril será a época em que você encontrará esta semente deliciosa em diversos lugares e de diversas maneiras de preparo. Saiba um pouco mais sobre esta delícia.
Antes de cozinhar, ou ainda assar o pinhão, é preciso lavar em água corrente e, para eliminar os que não estão bons, coloque-os em uma bacia com bastante água, os que boiarem não estão em boas condições para consumo.
Primeiro você precisa cortar a pontinha do pinhão, isto ajuda você a saber se ele esta bom para consumo, se estiver escuro, pode descartar, se estiver bem branquinho estará perfeito. Além disso, cortar a ponta do pinhão faz com que ele cozinhe mais rápido e também ajuda na hora de descascar.
Coloque o pinhão lavado e cortado em uma panela de pressão com água e sal, de modo que o pinhão fique totalmente submerso. ... Depois de passada 1 hora, desligar o fogo e esperar a panela esfriar para abri-la. Coar a água do cozimento e pronto! É só comer!
Pra cozinhar o pinhão no microondas é fácil, siga esses passos:
As pinhas maduras desprendem dos galhos geralmente entre os meses de abril a agosto e quando arrebentam esparramam as sementes do seu interior.
Considerado por muitos como fruta, o pinhão é na verdade a semente da araucária, árvore que simboliza o Paraná ... "Isso acontece porque antes desse período as sementes das araucárias (pinheiro brasileiro) ainda não estão maduras e também não caíram do pé de forma natural.
Árvore mede entre 20 e 50 metros de altura, possui, bem no alto, copa voltada para o céu. Há Araucárias femininas e Araucárias masculinas. tronco reto e cilíndrico, de 90-180 cm de diâmetro. A casca é grossa (com até 10 cm de espessura), de cor marrom-arroxeada, áspera e rugosa.