[Gramática] Que designa uma qualidade, comportamento, sentimento, ação etc., do que não é concreto nem real. [Figurado] De compreensão difícil; sem clareza; obscuro ou vago: não consigo entender o seu discurso abstrato.
Substantivo abstrato é um tipo de substantivo que indica qualidade, sentimento, estado, ação e conceito. Essas palavras abstratas não existem por si só, uma vez que dependem de outro ser para se manifestarem, por exemplo: alegria, beleza e felicidade.
Conceitos abstratos são construídos por um conjunto de relações e só fazem sentido quando essa rede está bem trançada. Ela envolve uma série de elementos concretos (como, no caso de subsistência, a terra, a plantação, o alimento, os animais) e outros abstratos (como o lucro, a propriedade, o consumo, o essencial).
Pensamento concreto: Que se forma a partir da percepção sensível, ou seja, da representação de objetos reais, e é imediato, sensível e intuitivo. Pensamento abstrato: Que estabelece reações, que cria os conceitos e as noções gerais e abstratas, é mediato e racional.
Dificuldade de abstração O segundo sinal de deficiência intelectual é quando a criança tem muita dificuldade de abstrair. Ou seja, ela não consegue, ao aprender algo novo, passar a imaginar soluções e resoluções para o problema.
Abstração (do termo latino abstractio) é uma operação intelectual que consiste em isolar, por exemplo num conceito, um elemento à exclusão de outros, dos quais então se faz abstração.
Abstração é a habilidade de concentrar nos aspectos essenciais de um contexto qualquer, ignorando características menos importantes ou acidentais. Em modelagem orientada a objetos, uma classe é uma abstração de entidades existentes no domínio do sistema de software.
Por meio do pensamento abstrato, muda a forma de encarar normas sociais e regras de conduta. "A diferença básica é que, diferentemente dos tempos de criança, a regra não é mais seguida às cegas - sua validade começa a ser discutida.
Dez atitudes ajudam você a esquecer dos problemas e relaxar
O que seu cérebro precisa para relaxar e ter uma boa noite de sono
7 maneiras de desligar do trabalho quando se está de folga
Como ser menos preocupado
A preocupação em excesso leva a pessoa a ter dores de cabeça, úlceras, insônia e problemas na pele, só para citar algumas das consequências físicas. As emocionais são ainda mais difíceis de lidar, como a paranoia, a fobia, a ansiedade, a depressão e o transtorno bipolar.
A preocupação excessiva caracteriza-se ainda pela incapacidade de parar de pensar, pela dificuldade de esvaziar a cabeça. O carácter intrusivo e obsessivo da preocupação, faz com que a ansiedade generalizada, tenha consequências nefastas no dia-a-dia da pessoa e na sua sensação de bem-estar e de qualidade de vida.
Ansiedade é um sentimento de extrema aflição, medo e preocupação. É uma maneira do corpo e da mente reagirem a uma situação considerada intimidadora, sendo que esta pode ser literalmente qualquer coisa. Apresentações em público costumam ser um dos maiores provocadores de ansiedade nas pessoas, por exemplo.
Ansiedade é um problema muito sério que pode levar a depressão e até suicídio, enquanto preocupações costumam ser pontuais e terem causas específicas. É muito importante entender as diferenças entre preocupação e ansiedade, pois isso impacta em nossa saúde mental e qualidade de vida.
A preocupação excessiva gera dor psicológica A dor psicológica é basicamente sofrimento, esgotamento, negatividade, desânimo… Em um cérebro ansioso dominado por preocupações constantes, quem nos controla é a amígdala. Ela nos faz ver perigos onde não há nenhum. Tudo é ameaça, desconfiamos de tudo e tudo gera medo.
Muitos estudos descobriram que o estresse pode contribuir para dores de cabeça, uma condição caracterizada por dor na região da cabeça ou pescoço. Um estudo com 267 pessoas com cefaléia crônica descobriu que um evento estressante precedeu o desenvolvimento de cefaleias crônicas em cerca de 45% dos casos.
Queda de cabelo, impaciência, tontura e dor de cabeça frequente são sintomas que podem indicar estresse. O estresse está ligado ao aumento dos níveis de cortisol na corrente sanguínea e este aumento além de afetar a mente pode levar às doenças físicas, como alergias e tensão muscular, por exemplo.
Se a sua ansiedade é um pouco acima do normal, apresento seis estratégias que podem acalmar as suas preocupações:
Quais são os principais sintomas de estresse?
Alguns dos sintomas do estresse emocional são: ansiedade excessiva, cansaço contínuo, mau humor, dores de cabeça constantes, tristeza e angústia frequentes, variação de humor, agitação, irritação, insônia, desmotivação, gastrite nervosa, diarréia, aumento de peso, medo, falha na memória, falta de paciência, baixa ...