Coloque seu feijão sobre o algodão, coloque o copo em um local iluminado e não deixe o algodão secar. Vá colocando água sempre e aos pouquinhos. Mais ou menos em 3 dias a raiz começará a aparecer e um pouco mais tarde seu feijão vai começar a nascer.
três dias
Para germinar os alimentos em casa, deve-se fazer os seguintes passos:
Ao germinar, o grão se prepara para crescer. Para isso ele diminui a produção desses inibidores enzimáticos e permite que enzimas atuem, “liberando” os nutrientes para o grão crescer. ... Então boa parte das pessoas que se sente “estufada” após ingerir trigo, por exemplo, é por conta das enzimas gástricas inibidas.
Como germinar grãos e sementes
Ao plantar é necessário apenas uma semente por cova, depositada à 4cm da superfície. Entre plantas o espaçamento deve ser de 7cm a 10cm, oferecendo assim, liberdade para que as plantas cresçam sem competir com as vizinhas. O tempo de germinação do feijão é de aproximadamente 15 dias.
MODO DE PREPARO Em uma tigela, coloque o grão-de-bico e cubra com o dobro de água. É importante escolher uma tigela grande porque os grãos irão inchar e dobrar de volume. A cada 12 horas, escorra a água e lave os grãos com delicadeza na água corrente. Cubra os grãos novamente com água.
Separe 1 xícara (chá) do grão germinado e coloque no vidro (o mesmo em que você germinou os grãos, mas higienizado novamente). Acrescente 1 litro de água mineral ou filtrada, cubra a boca com o tecido e prenda com o elástico. Deixe em local fresco (temperatura ideal: entre 20 e 22 graus) e protegido do excesso de luz.
O cultivo de grão-de-bico tem ciclo anual, a planta é herbácea e bastante rústica, apresenta folhas verde-amareladas, flores brancas e pode chegar até 60 cm de altura. Exige pouca adubação e pouco aporte de água durante seu ciclo, mas, se adapta bem em períodos chuvosos, quando estes ocorrem no início do ciclo.
Podem ser germinados cereais integrais, como trigo, centeio, aveia e cevada; leguminosas, como soja, lentilha, tremoço, feijão mungo, alfafa e ervilha; além de agrião, rabanete, abóbora, girassol, linho e gergelim, sendo também os mais apreciados pela textura e sabor de seus brotos.
Para aproveitar todo o potencial nutritivo dos grãos germinados, é preferível consumi-los crus. Eles são leves, crocantes e ficam deliciosos enriquecendo saladas de folhas! Também é possível variar bastante, com opções como lentilha, grão-de-bico, arroz, alfafa, beterraba, sementes de girassol e de abóbora…
De forma geral, os alimentos que podem ser germinados são: leguminosas (feijão, ervilha, soja, grão-de-bico, lentilha, amendoim); hortaliças (brócolis, agrião, rabanete, alho, cenoura, beterraba); sementes (quinoa, linhaça, abóbora, girassol, gergelim) e oleaginosas (castanha do pará, castanha do caju, amêndoa, nozes).
Os brotos contém antioxidantes saudáveis para o coração! O “alho germinado” - bulbos de alho com brotos verdes brilhantes emergindo das cabeças – com frequência é considerado como passado ou estragado, e geralmente acaba na lata do lixo.
Ponha os brotos na água até que eles desenvolvam raízes.