Palavras que vêm das línguas indígenas
Capim: ka'a 'mato, erva, planta em geral, mata' + pii 'fino, delgado'; Jabuticaba: ïwapotï'kaba no sentido de 'fruta em botão' Jerimum: do tupi iurumún, abóbora. Mandioca: mandióka, casa (oka) de Mani (a índia que deu origem à planta na mitologia indígena)
Herança cultural dos índios brasileiros Dessa forma, a arte indígena brasileira guarda aspectos individuais de cada tribo. Ela está expressa na pintura corporal do índio, nas plumagens que eles usam sobre a cabeça, na arte em cerâmica, nas cestarias feitas de palhas, nas máscaras e até mesmo nas danças e rituais.
Palavras de origem africana:
No Brasil, existem dois troncos: o Macro-Jê, com 9 famílias, e o Tupi, 10 famílias. Há também 20 famílias que por quase não apresentarem semelhança não podem ser agrupadas em troncos linguísticos. Para entendermos melhor, podemos olhar para a nossa própria língua.
O Brasil é um repositório de grande variedade de línguas. O país é berço de pelo menos dois grandes troncos linguísticos: o tupi e o macro-jê. Troncos são a unidade mais ampla da linguística, que reúnem famílias de idiomas com uma mesma origem.
O Brasil possui dois grandes troncos linguísticos: O Tupi e o Macro-Jê.
Brasil
O tronco macro-jê é um tronco linguístico cuja constituição ainda permanece consideravelmente hipotética. Teoricamente, estende-se por regiões não litorâneas e mais centrais do Brasil, incluindo partes de todos os seus estados com a exceção do Amazonas, Amapá, Roraima e Acre no Norte.
Os troncos feitos da madeira "kuarup" são a representação concreta do espírito dos mortos. O Kuarup é um ritual de homenagem aos mortos ilustres, celebrado pelos povos indígenas da região do Xingu, no Brasil. O rito é centrado na figura de Mawutzinin, o demiuro e primeiro homem do mundo da sua mitologia.
[As correrias eram perseguições armadas aos povos indígenas que acompanharam a abertura e a instalação dos seringais no Acre, no final do século XIX e início do século XX]. ... Ambas trabalharam como seringueiras e dona Mariana aprendeu a cortar seringa com a mãe.
Atualmente. Até hoje, existem, em locais de difícil acesso na Serra do Mar dos estados do Espírito Santo e Bahia, poucos grupos indígenas que se autodenominam tupinambás (vide Tupinambá de Olivença) e tupiniquins. Eles já não falam a sua língua original tupi e somam uns 3 000 indivíduos atualmente.
( ) Macro le, Caiapo, Carajá, Xavante, Crixa.
Os tupis praticavam a agricultura, da mandioca, planta que foi descoberta e domesticada por eles. Para complementar sua dieta caçavam, pescavam e coletavam produtos da floresta. parecido de viver e falavam línguas semelhantes, o que facilitava a comunicação entre eles ao longo da costa.