Farmacologia
A FARMACOLOGIA estuda as interações que a droga (fármaco) tem com os sistemas biológicos em toda a extensão do corpo humano. O conhecimento farmacológico irá ajudar o enfermeiro a compreender o funcionamento dos fármacos, as reações adversas possíveis, a terapia farmacológica correta.
A importância dos fármacos é que são drogas que podem possibilitar, prevenir, diagnosticar e curar possíveis doenças.
Com o objetivo de prevenir intercorrências causadas por interações entre medicamentos e compostos alimentares, a nutrição em farmacologia é responsável por mediar a ingestão de ambas as substâncias. No momento da elaboração da rotina alimentar, cabe ao nutricionista a missão de escutar e analisar o paciente.
Nos cursos de enfermagem a disciplina de farmacologia possui a importante missão de formar profissionais com conhecimentos científicos que contribuam para a execução de uma terapêutica racional, na qual os riscos sejam apenas aqueles decorrentes da natureza química do fármaco, mas não da ação humana inadequada.
A farmacocinética é o caminho percorrido pelo fármaco no organismo, ou seja, são as etapas que ocorrem desde a administração (absorção), distribuição, metabolização (biotransformação) e saída (excreção) do medicamento. Essas etapas farmacocinéticas ocorrem simultaneamente, e essa divisão é apenas didática.
Podem-se administrar medicamentos por meio da mucosa oral do paciente através das vias sublingual, translingual ou bucal. Na administração sublingual, o medicamento é absorvido por meio da mucosa sob a língua do paciente. Sua absorção é rápida e alcança efeitos medicamentosos máximos em poucos minutos.
A via de administração sublingual acontece quando um medicamento é administrado debaixo da língua, que é uma forma mais rápida de absorção pelo organismo, comparativamente aos comprimidos ingeridos por via oral, em que o comprimido ainda necessita de se desintegrar e ser metabolizado pelo fígado, para só depois ser ...
A administração de medicações pela via sublingual consiste em colocar o medicamento na mucosa oral (sob a língua) do paciente para rápida absorção do medicamento, uma vez que a absorção pela mucosa é mais rápida do que pela via oral, pois a região sublingual é altamente vascularizada por capilares sanguíneos.
Se vc tomar com água a absorção será mais lenta. O sublingual é absorvido na boca e já entra mais rapidamente em ação. Tomado por boca vai ser absorvido e passar por metabolização no fígado p depois chegar ao cérebro, local da ação do medicamento (hemitartararo de zolpidem).
COMPRIMIDO SUBLINGUAL colocar o comprimido embaixo da língua e fechar a boca. procurar reter a saliva na boca, sem engolir, até que o comprimido se dissolva completamente.
Colocar um comprimido sob a língua e permanecer com a boca fechada, sem engolir e mastigar, até que ocorra a dissolução completa do medicamento. A duração do tratamento fica a critério do médico. Pode ser utilizado até 4 comprimidos ao dia. A dose somente deve ser aumentada sob orientação médica.
Dissolver e mastigar Segundo o clínico geral, pode haver perda da medicação quando ela é diluída em água e a pessoa ainda corre o risco de ficar com gosto ruim na boca.
Abrir cápsula e dispersar em 10 mL de água. SIM + 15mL Administrar com água, sempre no mesmo horário. O comprimido não deve ser partido ou mastigado Não dissolver sem trituração. Triturar, diluir e administrar imediatamente.
Em vez de ingerir a cápsula do medicamento, posso abri-la e dissolver seu conteúdo em um copo de água?” Não. A cápsula é necessária para proteger o conteúdo interno e só liberá-lo no momento e local certo no corpo.