A Avaliação de Desempenho Ambiental avalia as viabilidades técnicas e ambientais de um prestador de serviços.
A Avaliação de Desempenho Ambiental apresenta-se, ainda, como uma opção importante às organizações que pretendem implantar metodologias de produção mais limpa, possibilitando uma base metodologicamente consistente para que tais organizações possam aferir a eficácia de suas estratégias. ABNT/ISO 14031, 1998.
A Avaliação de Desempenho Ambiental (ADA) é um processo de gestão interna, que faz uso de indicadores para "fornecer informações confiáveis e verificáveis, em base contínua para determinar se o desempenho ambiental de uma organização esta adequado aos critérios estabelecidos pela administração da organização" (SILVA, ...
A auditoria ambiental é instrumento técnico bastante válido, que procura cada vez mais melhorar os relacionamentos de parceria com as empresas, conferindo maior envolvimento e confiança, além de aumentar a eficácia ambiental das organizações.
O cálculo do FIB considera nove dimensões: 1) bom padrão de vida econômica, 2) boa governança, 3) educação de qualidade, 4) boa saúde, 5) vitalidade comunitária, 6) proteção ambiental, 7) acesso à cultura, 8) uso equilibrado do tempo, e 9) bem-estar psicológico.
Especificamente, os indicadores de desempenho ambiental são ferramentas que auxiliam a gestão da empresa subsidiando informações sobre os impactos ambientais que a empresa causa para desenvolver suas atividades, que podem ser a diminuição da redução de emissão atmosférica, a redução no consumo de água ou materiais como ...
Indicadores ambientais são estatísticas selecionadas que representam ou resumem alguns aspectos do estado do meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas.
Os indicadores ambientais podem ser definidos como elementos utilizados para avaliar o desempenho de políticas ou de processos de forma clara e objetiva. Os indicadores ambientais possibilitam, a partir de um grande número de dados isolados, a geração de informações que serão úteis para amparar decisões estratégicas.
São utilizados como objetivo de apoiar o planejamento, apontar possíveis direções para subsidiar a formulação de políticas públicas e orientar de uma forma mais transparente a priorização de recursos e ações de políticas ambientais.
Os indicadores utilizados para o planejamento ambiental urbano devem incluir o maior número de informações possíveis, de forma que os dados utilizados permitam chegar a informações significativas para as decisões que serão tomadas.
Qual o objetivo do indicador "controle de impacto" ? mudanças. humana na área natural, ou em suas proximidades, num dilatado período de tempo e sob uma metodologia padronizada.
Indicadores de impacto Medem o objetivo geral do projeto, com resultados em longo prazo e sua contribuição para a organização ou sociedade. O alvo dos indicadores de impacto é o objetivo geral do projeto, ou seja, eles medem se, de fato, o projeto conquistou seu propósito central.
3.
É necessário que se estabeleça uma relação de causa e efeito entre uma dada intervenção e seus resultados. Só assim é possível tentar medir seus impactos. Isso se chama 'inferência causal', ou 'laços de causalidade'. Uma relação amplamente estudada e, de certa forma, até simples de entender.
Uma iniciativa de impacto social positivo é aquela que busca transformar uma realidade, geralmente pautada por um problema da sociedade em que está inserida. Muitas vezes alinhadas a um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).
04 INDICADOR FÍSICO (UNIDADE MEDIDA/QUANTIDADE) – Refere-se à qualificação física do produto de cada meta, etapa ou fase. Unidade: indicar a unidade de medida que melhor caracterize o produto de cada meta, etapa ou fase.
Em inglês, “Key Performance Indicators”, são “indicadores-chave de performance”: enquanto as métricas observam um comportamento em um longo período de tempo, um KPI dá foco a questões críticas que influenciam diretamente no resultado do projeto.