Em boa parte dos casos, as dores e desconfortos no maxilar estão ligados ao desgaste da articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula aos ossos temporais do crânio. O problema pode ser leve e de fácil resolução, mas, em alguns casos, pode indicar algo mais grave.
Além da dor, esse transtorno também faz com que a mandíbula emita um som (estalo)quando a pessoa abre a boca ou mastiga. Nos casos mais graves, a DTM pode até causar a travamento permanente da mandíbula na posição aberta ou fechada. Outras causas de dor na articulação incluem doença periodontal , cárie ou abscessos.
Os principais sintomas são:
O que é DTM Essa sigla se refere à disfunção temporomandibular, nome dado ao conjunto de sinais e sintomas que afeta a musculatura da mastigação e/ou a articulação temporomandibular (ATM) – aquela situada entre a mandíbula e o crânio, na região anterior à orelha.
Dor e alterações nos maxilares em movimentos de abertura e fechamento de boca deve ser cuidadosamente avaliados por um cirurgião Bucomaxilofacial. Esse profissional é especializado e capacitado a tratar as alterações relacionadas aos ossos da face.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu em 2002 a Disfunção Temporomandibular (DTM) e a Dor Orofacial como uma especialidade à parte. Por isso, a principal indicação de um profissional adequado para tratar ATM é o cirurgião-dentista.
Nesse caso você deveria consultar um Dentista Também conhecido como odontólogo, este profissional cuida do sorriso e da saúde dos dentes, gengiva, língua, boca e mandíbula.
É a tensão, a ansiedade ou frustração que causa esse hábito? Pode ser que seus dentes não estejam alinhados corretamente, um mal também conhecido como má oclusão. Bruxismo pode causar DAT - Disfunção da Articulação Temporomandibular, um problema que ocorre com os músculos de mastigação da mandíbula.
Qual a durabilidade da placa para bruxismo confeccionada em acrílico? Em indivíduos que a utilizam diariamente, o tempo médio de vida das placas para bruxismo é de 2 anos.
Placas de tratamento para o bruxismo Existem dois tipos de materiais que podem compor esse acessório, acrílico e silicone, porém, o mais eficaz para o tratamento de bruxismo é aquele feita de resina acrílica rígida. “A placa resiliente (de silicone) não impede o ranger dos dentes.
Como moldar a placa para uso: Coloque a placa em água quente a cerca de 70 °C por 10 a 15 segundos para amolecer Remover da água Coloque a placa na boca e pressione nos dentes e gengiva. Corte o pegador auxiliar Notas: Caso o molde na boca não for bem feito, você pode repetir o processo para o segundo molde.
DICAS PARA MOLDAR SEU BUCAL Para moldar o protetor bucal, ferva dois copos de água em um recipiente e mergulhe o protetor bucal em água fervendo rapidamente (no máximo 02 segundos). Retire-o da água com o auxílio de algum objeto, como uma escumadeira e espere ele esfriar.
Moldeira Termo Moldável + Estojo
Moldagem odontológica digital Nesse método é utilizado um scanner odontológico para fazer a moldagem da boca do paciente por meio de um aparelho intraoral que envia as imagens diretamente para o computador. Em seguida, é feita a impressão do molde em uma impressora 3D.
Para aqueles que desejam fugir desse tipo de desconforto, é importante tomar algumas precauções na hora de escovar os dentes, além de tratamento odontológico. Isso serve para que você não evite fazer a limpeza da língua, mas que se adapte a ponto de evitar os reflexos da ânsia de vômito.
Os moldes dentários são essenciais para que os profissionais odontológicos possam efectuar o seu trabalho. Servem de guias para a elaboração de aparelhos ortodônticos e de próteses dentárias, garantindo assim que os resultados finais do tratamento vão ao encontro das expectativas do dentista e do paciente.
Os alginatos de pre- sa rápida devem ser misturados em água por 45 segundos. O pó e água são bem misturados num gral de borracha com uma espátula de alginato ou uma espátula utilizada para misturar o ges- So-pedra ou o comum.
Coloque o pó e a água em um gral de borracha bem flexível e espatule utilizando uma espátula firme. O tempo de espatulação é de 30 segundos. Ao se misturar o pó e o líquido o material apresentará uma coloração violeta. Quando a espatulação acabar o material apresentará uma coloração rósea.
Como utilizar o curativo de alginato? O primeiro passo é remover a secreção e o tecido desvitalizado. Depois é necessário modelar o curativo no interior da ferida, sempre umedecendo a fibra com soro (solução fisiológica). Não deixe que o curativo ultrapasse a borda da ferida.
Entre 21 e 22 ml de água temos a quantidade de água ideal.