Imunologia das infecções bacterianas intracelular A defesa inata se baseia em fagocitose e células NK. Os fagócitos fazem a fagocitose do micróbio mas nao conseguem matá-lo. O macrófago infectado se liga a um Linf. NK e este ativa o macrófago, que assim consegue matar o micróbio.
A fagocitose é um processo em que moléculas sólidas e grandes são capturadas e digeridas pela célula. Diversas substâncias entram e saem da célula pelos processos de difusão e transporte ativo. ... A ingestão celular de partículas é um processo conhecido como endocitose.
Isto ocorre da seguinte maneira: quando o antígeno está em seu interior, a célula de defesa se autodestroi, em um processo chamado de autólise. As células de defesa exercem a função de eliminar os agentes agressores ao organismo. A fagocitose também é o processo pelo qual os protozoários realizam a sua alimentação.
A exocitose, diferentemente da endocitose, é responsável pela eliminação de partículas pela célula. É através desse processo que são eliminados os corpos residuais formados no processo de fagocitose e pinocitose. Além disso, através da exocitose, também ocorre a liberação das substâncias secretadas pela própria célula.
Processo pelo qual substâncias localizadas no meio extracelular são transportadas para o meio intracelular por vesículas membranosas, denominadas vesículas de endocitose ou endocíticas. Tais vesículas são formadas por invaginações da membrana plasmática. Pode ser de dois tipos: pinocitose e fagocitose.
Processos de troca entre a célula e o meio externo
O transporte ativo ocorre com gasto de energia e, assim como na difusão facilitada, ocorre com a ajuda de proteínas carreadoras, que são denominadas de bombas. Diferentemente da difusão, no entanto, o transporte ocorre contra o gradiente de concentração.
O transporte por difusão de substâncias vitais, como a glicose e aminoácidos, além de determinados íons, possibilita a passagem para o meio intracelular sem que ocorra gasto energético, permitindo que a célula reserve essa energia para utilizar com mecanismos que demandam o seu consumo.