Cuidados depois da iodoterapia
Riscos e efeitos colaterais
O período pode variar, indo desde mínimo de 30 dias a até 4-6m. A grande maioria costuma fazer de 2-3 meses quando o pescoço já diminuiu o inchaço operatório. Retorne ao seu médico e discuta estas dúvidas com ele. Costumamos indicar entre o 30 e 60 dia após cirurgia.
A Iodoterapia é amplamente indicada para pacientes com câncer de tireoide papilífero ou folicular (câncer diferenciado de tireoide). Mas não é utilizada para tratar carcinomas anaplásicos e medulares de tireoide, uma vez que estes tipos de câncer não captam Iodo.
Também conhecido como iodo-131, o tratamento consiste na toma de uma cápsula de iodo radioativo por via oral. No tratamento de hipertiroidismo a dose de iodo-131 é menor do que nos casos de cancro. Nestes últimos, o tratamento implica o internamento da pessoa por um período de 2 a 3 dias.
O lugol é uma suplementação a base de iodo, sendo assim vai agir em todo o organismo promovendo a melhoria geral do organismo. Contra indicações: Mulheres grávidas, lactantes. Pessoas com hipertensão arterial, diabetes ou em tratamento médico devem fazer uso como orientação de um profissional.
Como dificilmente a doença regride, ele deve ser tomado por toda a vida, mas os resultados são muito bons. No hipertireoidismo, o tratamento pode incluir medicamentos, iodo radioativo e cirurgia e depende das características e causas da doença.
Assim, a suplementação de iodo não deve ultrapassar 1100 mcg por dia em adultos adultos, e doses menores devem ser dadas para bebês e crianças, devendo ser feita apenas de acordo com orientação médica.
Medicamentos que devem ser suspensos por 30 dias: Puran T4, Levoid, Synthroid e Euthyrox.
Medicamentos com IODO em sua composição:
Descrição O ADV Tintura de Iodo atua contra microorganismos, bactérias, fungos esporos e vírus. Pode ser utilizada em curativos no tratamento de feridas e também pode ser aplicada na pele intacta para higienizar a área.
Ao aplicar a tintura de iodo na pele não cobrir o local com tecido oclusivo. O produto não deve ser usado em casos de feridas abertas (pode resultar em absorção do iodo) e em curativos oclusivos.
Administrar exclusivamente por via tópica como antisséptico local, pincelar o local atingido com algodão ou gaze embebida no produto. Pode ser diluído em álcool hidratado para diminuir a concentração. Quantidade suficiente a critério do veterinário.
Iodo solução padrão, 0.