Anitta rende por tudo que faz. ... Da música, roupa até a religião. Recentemente virou alvo de portais de notícias porque um colunista apontou a funkeira como a “famosa” que teria raspado a cabeça há dois meses por conta do candomblé.
Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.
Dentro de uma casa de Umbanda a estrutura mais clássica é a composta de Pai ou Mãe Espiritual, que alguns também chamam de Pai e Mãe de Santo e posteriormente outros em comando, como o Pai Pequeno ou Mãe Pequena, Capitães, Vigias, Porteiros, Médiuns e Cambones.
A princípio, costuma-se chamar de assistência o conjunto de pessoas que vão até os Terreiros de Umbanda em dias de Giras para conversarem com os médiuns incorporados em Caboclos, Pretos Velhos, etc. Cada uma destas pessoas pode ser chamada de consulente.
A iniciação tem por início o recolhimento, que é a reclusão dentro do terreiro, que varia de 16 a 21 dias, longe da vida profana, devendo concentrar-se na iniciação, no orixá e nos aprendizados.
Babalaô (em iorubá: bàbáláwo, cuja pronúncia é (baba—li-awo) babalauo, a junção da palavras se traduz por: pai tem segredos), também mencionado como Babalawo é o sacerdote exclusivo de Orumilá-Ifá do Culto de Ifá na religião iorubá, das culturas jeje e nagô.
[ Religião ] Sacerdote do culto de Ifá. ... [Brasil] [ Religião ] Guia espiritual que pratica adivinhação por meio de búzios.
Babalorixá (Pai de santo): Autoridade máxima na Umbanda. ... Babalaô (é o Pai de Santo, após 21 anos de feitura): Após 21 anos de feitura, o Babalorixá, passa a ser chamado de Babalaô.
Bita do Barão, o maior macumbeiro vivo do Brasil. Considerado o “bruxo” dos políticos.
A Mãe e o Pai de Santo são pessoas que cuidam de um centro ou terreiro. ... Eles também podem ser conhecidos por outros nomes: Pai de terreiro ou Mãe de terreiro, Taata, Chefe de terreiro, Babá ou Zelador de terreiro. Ocupando a posição de psicólogos, conselheiros dos terreiros, os Taatas aconselham seus seguidores.
No candomblé, o momento do luto é vivido em um ritual de sete dias e a morte é tratada como um desaparecimento deste plano. Depois da morte, há um ritual fúnebre que representa a saída da terra para viver nos céus.