Sabendo disso, as figuras da questão que podem ser consideradas sólidos de revolução são: o recipiente com fundo abaulado, o anel, a esfera e a taça.
Dependendo da inclinação do eixo, ou seja, do ângulo formado pela geratriz, os cilindros são classificados em: Cilindro Reto: Nos cilindros circulares retos, a geratriz (altura) está perpendicular ao plano da base. Cilindro Oblíquo: Nos cilindros circulares oblíquos, a geratriz (altura) está oblíqua ao plano da base.
Cilindro equilátero: É um cilindro de revolução cuja seção meridiana é um quadrado.
A planificação do cilindro é: duas circunferências congruentes e um paralelogramo (no caso dos cilindros oblíquos) ou um retângulo (no caso dos cilindros retos).
A sua forma é esférica; não tem bases, não tem vértices e não tem arestas. Este sólido geométrico chama-se cilindro. O cone está limitado por uma superfície curva. Tem uma base na forma de circunferência e tem 1 vértice.
Sendo assim, tem-se que: cilindro possui três faces, nenhuma aresta e nenhum vértice; A esfera possui uma face, nenhuma aresta e nenhum vértice; cone possui duas faces, uma aresta e um vértice.
O cilindro é um sólido geométrico com duas faces planas, em forma de círculo, que são as suas bases, e uma face lateral curva.
Podemos contextualiza-los dessa forma: Esfera: 1 face, 0 arestas, 0 vértices. Cone: 2 faces, 1 aresta, 1 vértice.
· Pirâmide de Base Hexagonal: Caracteriza-se por possuir seis faces triangulares, uma base hexagonal, doze arestas e 7 vértices.
Arestas são as linhas resultantes do encontro de duas faces. Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta. ... Vértices são os pontos de encontro das arestas. Ou seja, arestas de um poliedro se encontram em um ponto e esse ponto é o vértice do poliedro.
Polígonos - como triângulos, quadrados e retângulos - não são os únicos corpos geométricos com arestas e vértices. ... Todas as junções entre as paredes (ou seja, os lados dos retângulos e dos quadrados) são as arestas. E os cantinhos da caixa são os vértices.
Usando o Teorema de Pitágoras podemos estabelecer algumas relações:
Resposta. 6 vértices, 10 arestas e 6 faces.
Em geometria, uma pirâmide pentagonal é uma pirâmide com uma base pentagonal, onde são erguidos cinco faces triangulares que se conectam em um ponto. Como toda pirâmide, é autodual. É constituída por 1 pentágono e 5 triângulos. ... Tem 6 vértices, 6 faces e 10 arestas.
Tipos de Pirâmide Pirâmide Triangular: sua base é um triângulo, composta de quatro faces: três faces laterais e a face da base. Pirâmide Quadrangular: sua base é um quadrado, composta de cinco faces: quatro faces laterais e a face da base.
Perceba que o prisma é formado por partes que estão na frente e também partes que estão atrás do sólido. Logo, na contagem deve-se levar em consideração as faces, vértices e arestas que estão na parte externa e interna da figura. Sendo assim, este prisma tem: 7 faces, 10 vértices e 15 arestas.