O que o nutrólogo faz Essa especialidade avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, de modo a auxiliar na manutenção da saúde e na redução de riscos de doenças. O médico nutrólogo também faz diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à falta ou excesso desses nutrientes.
O médico nutrólogo poderá avaliar a composição corporal, auxiliar no diagnóstico de condições patológicas, prevenir doenças e melhorar sua performance através de intervenções terapêuticas individualizadas. A alimentação também é fundamental tanto para o processo de ganho de massa magra, quanto para a perda de gordura.
Na primeira consulta com o endocrinologista o médico deverá avaliar alguns dados importantes como peso, altura, circunferência da cintura e do quadril, idade para saber qual o risco que tem de sofrer com problemas cardiovasculares e irá indicar o tratamento necessário para chegar ao peso ideal.
O Endocrinologista é o médico que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. As glândulas endócrinas são órgãos que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios. A Endocrinologia visa reconhecer e tratar os problemas com esses hormônios, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo.
Quais são os exames mais indicados?
Endocrinologista - Consulta por apenas R$ 99,00 na Médico Sem Fila.
Consulta com endocrinologista O endocrinologista é um médico extremamente detalhista. Na primeira consulta, ele irá perguntar todo o histórico de saúde da pessoa, vai examinar o paciente (incluindo pesar e medir) e irá solicitar exames hormonais que possam se relacionar com as hipóteses diagnósticas.
Doenças Endócrinas: Quais são e qual a importância do tratamento
Distúrbios do sono, alterações bruscas no peso corporal, humor flutuante. Muitas dessas questões são explicadas através das ações dos hormônios no organismo. O que são as glândulas e os hormônios e quais funções eles exercem no organismo?
As doenças endócrino-metabólicas são aquelas relacionadas com a produção de hormônios como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, osteoporose e outros agravos e originam-se a partir de vários fatores.
As doenças podem ser causadas por um problema na própria glândula ou porque o eixo hipotálamo-hipófise (a interação dos sinais hormonais entre o hipotálamo e a hipófise) está fornecendo estímulo excessivo ou insuficiente.
Para a sua prevenção são necessários: a redução do sal na alimentação, bem como o controle alimentar e, da mesma forma, a atividade física regular.
Dentre as doenças causadas pelo excesso hormonal, as mais conhecidas são o hipertireoidismo (excesso de hormônios da tireoide), o hiperinsulinismo (excesso de insulina) e o hipercortisolismo (excesso de cortisol). “Entretanto, não existe nenhum hormônio que não possa apresentar esta situação”, pondera.
Os distúrbios hormonais podem ser causados por inúmeros fatores. Entre eles, condições de saúde, como a diabetes, ovários policísticos ou a malformação de glândulas endócrinas. Outras causas comuns incluem a má alimentação e alterações psicológicas, como o estresse.
Cansaço, baixa libido e outros sinais que indicam hormônios desregulados