10 receitas que provam que a mandioca é o melhor acompanhamento
A mandioca, também chamada de macaxeira ou aipim, é um tubérculo muito consumido no Brasil. Mesmo com um potencial altamente energético, é indicada para consumo em dietas de emagrecimento, devido ao seu baixo índice glicêmico.
O segredo é colocá-la no prato no lugar de um outro alimento do mesmo grupo, como arroz, pão, macarrão e batata. A forma de preparo também faz diferença na balança. Isso significa que frita não vale. Cozida e servida com um pouco de azeite ou margarina light é saudável e bem mais leve!
Agora, qual a diferença entre a batata-doce e a mandioca? Em relação à composição nutricional, tem-se que o teor de carboidrato na mandioca é maior do que na batata-doce. Mas os dois atendem muito bem a quem se exercita e sobretudo está em busca da hipertrofia.
Mandioca (macaxeira ou aipim) A mandioca é fonte de carboidratos complexos e conta ainda com uma pequena vantagem: uma quantidade maior de carboidratos em relação aos outros alimentos. Enquanto a batata-doce tem 18g de carboidratos em 100g, a mandioca tem 30g.
Uma das maneiras mais saudáveis de consumir menos carboidratos é substituí-los por legumes, verduras e frutas, que além de serem ricos em fibras, vitaminas e minerais, são fontes de antioxidantes.
1. Mamão. O mamão é rico em água e fibras, sendo bastante conhecido por seu poder em ajudar no funcionamento intestinal. O mamão formosa tem um poder laxante ainda maior que o papaia, pois tem quase o dobro de fibras e praticamente as mesmas calorias.