Os teóricos neoliberais defendem a mínima cobrança de impostos e a privatização dos serviços públicos. A doutrina neoliberal prega a menor participação possível do Estado na economia, dando preferência aos setores privados. ... Em geral, o que o Consenso de Washington defende é a menor taxação de impostos possível.
O Neoliberalismo defende ideias que deixaram os países propícios para a globalização. ... O Estado neoliberal seria ainda mais “invisível” que no Liberalismo. Ainda, há grande ênfase no mercado e no capitalismo financeiro.
a partir da década de 1980, passou a significar a doutrina econômica que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal na economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e, ainda assim, num grau mínimo (minarquia).
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico, a ênfase principal é a não interferência do Estado na economia. Os neoliberais defendem que a economia deve ser baseada no livre jogo das forças do mercado. Segundo eles, isso garantiria o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Nesse sentido, o neoliberalismo defende um Estado minimizado em relação aos direitos sociais e trabalhistas e, ao mesmo tempo, passivo em relação aos lucros dos capitalistas e aos interesses do mercado25.
3 - O neoliberalismo defendia, dentre outras coisas, a redução do papel do Estado na condução da economia.
Em poucas palavras, percebe-se que o neoliberalismo é um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. ... No discurso neoliberal, a educação deixa de ser parte do campo social e político para ingressar no mercado e funcionar a sua semelhança.
O neoliberalismo defende a pouca ou a não intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ostentação na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas em face do protecionismo ...
A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.
O Consenso de Washington foi uma recomendação internacional elaborada em 1989, que visava a propalar a conduta econômica neoliberal com a intenção de combater as crises e misérias dos países subdesenvolvidos, sobretudo os da América Latina. Sua elaboração ficou a cargo do economista norte-americano John Williamson.
Tendo em conta as diferentes realidades, o consenso de Washington teve consequências negativas como o aumento do desemprego, da inflação, das taxas de juros, além da desigualdade social. ... Podemos citar dentre outras coisas, o aumento da pobreza, do desemprego e das disparidades sociais.
Ou seja, de maneira geral, políticas do Consenso eram voltadas basicamente para diminuir a regulação e controle da economia, aproximar do livre mercado, reduzir o tamanho do estado e aumentar a abertura para o exterior.
O Consenso de Washington foi catalisado pela experiência dos países latino-americanos nos anos 80. Àquela altura, as economias da região não estavam funcionando. O PIB se encontrava em contração há três anos consecutivos no início da década.
B - Abertura comercial, privatização das estatais e reforma tributária. Justificativa: Pois nas alternativas A, C e D fala se de estatização das companhias privadas e protecionismo. Nas diretrizes do consenso de Washington não se tem nenhum desses itens.
1989