Você pode usar um rolo básico para fazer toda a cobertura. Note que a parede começará a ficar branca. É normal. E, se ficar um pouco manchada, também não tem problema.
Como emassar parede: passo a passo
Como passar massa corrida: materiais necessários
Por isso, a maioria dos pedreiros acredita que a melhor desempenadeira do mercado é a de aço temperado, pois resiste muito aos problemas e materiais da obra e, além disso, dura muito mais que suas concorrentes de madeira ou plástico.
Aplique camadas finas de massa e em pequeno espaços (cerca de 2m²), de modo que em 2 minutos você possa utilizar a desempenadeira para retirar o excesso de massa.
Reaplique a massa corrida após três minutos e repasse com a desempenadeira para retirar as rebarbas. A segunda demão deve ser passada somente após a primeira ter secado por completo. Para garantir que a parede fique bem lisa, volte a lixar no dia seguinte com uma lixa 220.
Passo a passo: massa-corrida
Geralmente os pintores não aguardam o tempo de secagem recomendado para cada lata, o que pode comprometer o rendimento e acabamento da tinta. Este tempo pode variar, sendo normalmente em torno de quatro horas entre demãos de massa ou entre demãos de tinta”, alerta Artur.
Sim é perfeitamente possível, embora o ideal seja que a aplicação seja feita em cima do reboco, mas se isso não for possível mesmo depois de você pintar você pode fazer a correção na parede com a massa corrida.
Passo 1: preparação da parede Ainda em relação ao selador, a profissional orienta que seu uso só se faz necessário se a aplicação da massa ocorrer em uma parede já pintada, ou ainda na qual haja contato direto de umidade, sendo que no reboco novo este pode ser descartado.
4 horas
30 dias
Tipo de lixa 180 a 220/360. Indicado para pintura nova. Serve para lixamento de massa corrida para nivelar e uniformizar a superfície e lixamento final de massa corrida para se obter um acabamento fino. Tipo de lixa 220 a 240.
2 horas
O ar quente de um secador de cabelos não irá acelerar o processo, mas secará a superfície mais rápido. À medida em que a superfície seca e encolhe, rachaduras se formam.
três horas
A massa corrida é utilizada em ambientes internos e externos, mas será diferente dependendo do local de aplicação. Para áreas internas usa-se a massa PVA e para as externas, a versão acrílica. Apesar de ambas terem a função de equiparar e nivelar paredes e tetos, há uma diferença em relação à resistência dos produtos.
Com a parede já rebocada, utilize lixa n° 80 ou 100 para preparar a parede para aplicação da massa corrida. É necessária uma superfície limpa, por isso, limpe o local com vassoura ou escova seca para retirar a poeira do lixamento. Aplique uma demão de selador acrílico.
Para ambientes internos são recomendadas de 3 a 4 demãos de verniz. Ambientes externos exigem de 4 a 5 demãos. Lembrando que entre uma demão e outra é necessário lixar com lixa 220 para melhor acabamento. O tempo de secagem ao toque é de 4 horas e entre demãos, de 8 horas.
A secagem: Ao toque: 30 min – Entre demãos: 4h – Final: 4h.
Calcule da seguinte maneira: para cada metro quadrado você vai precisar de cinco minutos. O tempo é considerado maior porque a maioria das tintas precisa de duas demãos e é essencial que a primeira esteja seca para que a segunda seja aplicada.