Através dos vestígios deixados, sejam eles palpáveis ou não, pesquisadores podem estudar a história da civilização. As fontes materiais são os monumentos, escritos, construções, achados arqueológicos. Já as fontes imateriais são as lendas, ritos, tradições e folclore que são passados de geração a geração.
Dos 47 bens culturais imateriais brasileiros reconhecidos pelo IPHAN, 5 foram inscritos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
O Patrimônio pode ser classificado em Histórico, Cultural, Ambiental e Público. HISTÓRICO: ... Um Patrimônio Cultural pode ser Material ou Imaterial. O Patrimônio Material, se divide em Imóvel e Móvel: são exemplos do primeiro: casas, praças, fazendas e outros, já o segundo são esculturas, pinturas e outros.
O patrimônio histórico representa os bens materiais ou naturais que possuem importância na história de determinada sociedade ou comunidade.
Pode-se definir como patrimônio, o conjunto de bens, direitos e obrigações. Os bens nada mais são que o item material, de posse da entidade. Essa entidade pode ser empresarial, mas o termo também se aplica, com exatamente o mesmo sentido, para as pessoas naturais.
Matrizes culturais são as raízes, ou as origens, da cultura que é praticada por um povo, já que a cultura é em grande medida influenciada pela história cultural, política e econômica dos povos que habitam aquele território.
O Programa de Revitalização do Patrimônio Cultural tem como objetivo assegurar a recuperação e modernização de espaços culturais, com ações que integrem a preservação do patrimônio e o desenvolvimento urbano.
O termo revitalização remete a um conjunto de medidas que visam a criar nova vitalidade, a dar novo grau de eficiência a alguma coisa, em suma, reabilitar.
A revitalização implementada pelo Governo Federal visa o desenvolvimento de ações integradas e permanentes para a promoção do uso sustentável dos recursos naturais, da melhoria das condições sócio-ambientais, do aumento da quantidade e da melhoria da qualidade da água para os diversos usos.
Os 14 Patrimônios Culturais da Humanidade que ficam no Brasil
Falando em patrimônio cultural, por exemplo, temos manifestações culturais que compõem um conjunto patrimonial material, como construções e obras de arte, e um conjunto patrimonial cultural imaterial, como festas, festivais, danças, músicas e estilos musicais, culinária etc.
São exemplos de patrimônio cultural imaterial, exceto: a) danças e rituais.
Patrimônio cultural é tudo aquilo que possui importância histórica e cultural para um país ou uma pequena comunidade, como a arquitetura, festas, danças, música, manifestações populares, artes, culinária, entre outros. Os patrimônios culturais oficiais de uma região são escolhidos pelo Estado.