O “Lençol Freático” ou “Lençol de Água” é um reservatório de água presente nas partes subterrâneas da Terra, os quais variam de 500 a 1000 metros de profundidade. Dessa maneira, uma parte da água da chuva escoa na superfície, enquanto outra parte se infiltra nos solos formado, assim, os lençóis freáticos.
A leitura da altura do nível do lençol freático é detectada quando os eletrodos atingem a superfície da água, fechando o contato eletromagnético do circuito, o qual altera a luz emitida pelo diodo (LED) em pulsos luminosos intermitentes.
Parte da água, seja proveniente de chuvas, de rios, de lagos, ou derretimento da neve, infiltra-se no solo ocupando, juntamente com o ar, o espaço entre os fragmentos que o compõe. Esta água constitui o chamado lençol freático. O lençol mais profundo de água é denominado lençol artesiano.
Aquíferos são formações geológicas subterrâneas capazes de armazenar água. A alimentação dessas formações é feita por meio da infiltração das águas da chuva, do mar ou até mesmo das nascentes dos rios, que adentram a superfície por meio dos poros e fissuras presentes no solo até atingir a zona saturada.
Resposta: Um aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos.
Resposta: R= Porque o Aquífero Guarani está na divisão dos países, ou seja, atravessa a fronteira. Os países em que o Aquífero Guarani está São: Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.
Já o Alter do Chão possui 86 mil km³ de água e pouco mais de 400 mil km² de área, o que daria para abastecer toda a população mundial durante cerca de 250 anos.
O aqüífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul. O Aquífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquïferos do mundo, ocupando uma área total de 1,2 milhões de km² na Bacia do Paraná e parte da Bacia do Chaco-Paraná.
Iconografia Moderna. O Aquífero Guarani, a maior cisterna natural de água doce do mundo, localiza-se sob os territórios do Brasil, Paraguai e Uruguai. Acredita-se que o volume de sua água seria capaz de abastecer o dobro da população brasileira atual, cerca de 360 milhões de pessoas.
O Aquífero Guarani, o mais conhecido no Brasil, se estende por oito estados brasileiros (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), além de Paraguai (58.
Está localizado na região centro-leste da América do Sul, entre 12º e 35º de latitude sul e entre 47º e 65º de longitude oeste e ocupa uma área de 1,2 milhões de Km², estendendo-se pelo Brasil (840.