Efeito terapêutico É o que se busca ao ingerir determinado medicamento. Ou seja, os benefícios que o fármaco causa em nosso organismo. Por exemplo, o alívio de dores, relaxamento, cura de infecções, entre outros.
O índice terapêutico (razão da concentração tóxica mínima para a concentração média efetiva) ajuda a determinar a eficácia e a segurança do fármaco. O aumento da dose de um fármaco com um índice terapêutico pequeno amplia a probabilidade de toxicidade ou ineficácia do fármaco.
Princípio Ativo: É a substância do medicamento que desempenha a ação esperada para o tratamento. Forma Farmacêutica: É a forma física de apresentação do medicamento. Ex: comprimido, solução, suspensão, emulsão, xarope, supositório, creme, pomada, etc.
As principais vantagens são a estabilidade físico-química, facilidade na administração, a possibilidade de proteger princípios ativos facilmente oxidáveis além de viabilizar a desintegração entérica. Como desvantagens temos a dificuldade na preparação, o alto custo, e a impossibilidade de ajuste de dose.