O SPI foi um órgão criado em 1910 cuja missão era dar assistência às tribos indígenas. Entretanto, ao envolver-se em diversas polêmicas relacionadas à corrupção, má gestão e acusações de genocídio (extermínio de uma grande quantidade de pessoas), esse órgão foi dissolvido, dando lugar à Fundação Nacional do Índio.
A Fundação Nacional do Índio – FUNAI é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro. ... A FUNAI também coordena e implementa as políticas de proteção aos povo isolados e recém-contatados. É, ainda, seu papel promover políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável das populações indígenas.
Vê-se também que a guerra e os conflitos eram práticas recorrentes entre tribos por conta da diversidade de culturas disputando territórios. Com a finalidade também de acabarem com seus inimigos, algumas tribos se aliavam aos portugueses e, assim, estes conseguiam indígenas para trabalharem.
A causa principal da guerra foi o Tratado de Madri, que determinava a transferência dos índios e jesuítas do lado brasileiro do Rio Uruguai para o espanhol. Os colonizadores derrotaram os índios, mas tiveram que estabelecer outros acordos para determinar as fronteiras entre os dois dominadores da América do Sul.
Explicação : Os portugueses utilizavam os grupos indígenas que "aceitavam" a colonização europeia como uma forma de influenciar as tribos que eram mais agressivas a compactuarem com a colonização.
A Destruição dos Sete Povos das Missões em 1756. A diminuição da influência que jesuítas tinham na região do Brasil. E a morte de mais de 20 mil índios guaranis da região dos Sete Povos das Missões!
Por fim a frase que os índios falaram para os portugueses e os espanhóis que estavam na Guerra Guaranítica era a "Essa terra tem dono, ela nos foi dada por Deus e São Miguel!"
Causas principais: - Armamento dos indígenas da região pelos jesuítas espanhóis, para que esses resistissem aos portugueses e defendessem a posse da terra na região. - Disputas territoriais entre Portugal e Espanha em meados do século XVIII.
O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses. Para que adotasse a fé cristã, a população indígena tinha de ser instruída e ganhava conhecimentos de leitura e escrita.