Categoria residual de transtornos nos quais existem ao mesmo tempo sinais de um transtorno específico do desenvolvimento da fala e da linguagem, das habilidades escolares, e das funções motoras, mas sem que nenhum destes elementos predomine suficientemente para constituir o diagnóstico principal.
Estudo mostrou que, enquanto nos Estados Unidos o diagnóstico é feito antes dos 3 anos de idade, no Brasil o transtorno só é identificado quando a criança já tem de 5 a 7 anos. Esse atraso agrava as deficiências do autismo e traz mais sofrimento para as famílias.
Caso o primogênito for menino e o segundo filho for menina, as chances são de 4,2%; No caso se as duas forem meninas, as chances são de 7,6%.
O autismo na infância faz a criança ter muita dificuldade em iniciar uma conversa ou participar de brincadeiras. Nesses casos, os pais podem ajudá-la a criar interação social, convidando outras crianças para brincar com seu filho. Isso vai ajudar o pequeno a se sentir incluído e a produzir laços com outras pessoas.
1A recomendação médica no geral é que casais esperem cerca de 18 meses para ter o segundo filho. 2Médicos também indicam que esse tempo não ultrapasse de cinco anos.
É comum que o casal leve até cerca de um ano para gerar um filho de forma natural. E cerca de 8% podem levar mais de dois anos para engravidar. “Mas é preciso entender se há questões de saúde envolvidas nessa demora, inclusive quando a tentativa é para ter o segundo filho”, comenta a especialista.