A habronemose (cutânea) equina, também conhecida como “esponja” ou “feridas de verão”, é uma verminose causada pelo ciclo errático de larvas dos nematódeos Habronema spp e Drashia megastoma. No geral, é uma doença que não leva à morte, mas causa prejuízos estéticos e queda de rendimento do animal.
A Habronemose cutânea, ou também chamada de Ferida de Verão, é uma dermatose nodular de cavalos causada por uma reação de hipersensibilidade às larvas de Page 2 Garça/SP 2017 vermes gástricos dos géneros Habronema e Draschia que parasitam o estômago de equinos e asininos. As espécies de maior importância são H.
O tratamento deve incluir medicação local (que inclui associação de agente carreador, antibiótico, anti-inflamatório e larvicida) e sempre que a região do animal permitir aplicação de bandagens. Casos avançados deve-se proceder a cirurgia para a retirada de todo o tecido afetado.
Para a remoção do tecido necrótico formado, é utilizada a aplicação de Albocresil ou limpeza da ferida com solução de Dakin. O método mais eficaz para prevenir que ocorram as feridas de verão, é o acompanhamento dos equinos, evitando que se machuquem.
Lave a região do machucado com shampoo antisséptico fungicida para cavalo matacura horse. Use um produto antisséptica e cicatrizante como a pomada Saralogo na imagem abaixo e observe a presença de pus ou larvas de mosca. A limpeza do ferimento deve ser repetida ao menos duas vezes por dia. Após a limpeza feche o local.
Atenção que equino, enquanto «design[ação] comum aos ouriços-do-mar do gên[ero] Echinus, encontrados no Atlântico e no Mediterrâneo» (Dicionário Houaiss), se pronuncia [e`kinu].
Grafia no Brasil: eqüino. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: equino.
paquidermes
Significado de Paquiderme substantivo masculino [Zoologia] Característica animal que tem a pele espessa (elefante, rinoceronte, hipopótamo). Pessoa rude e de pouca inteligência. Etimologia (origem da palavra paquiderme). Do grego pakhúdermos, de pele espessa.
[ Zoologia ] Diz-se de animais com a pele espessa (elefante, hipopótamo, rinoceronte).
A queratina é uma proteína produzida pelas células queratinócitos. Nas peles lipídicas, a queratina se acumula na superfície,ou seja na camada córnea, levando a um espessamento da epiderme, o que caracteriza uma pele grossa e queratinizada.
O paciente com pele fina apresenta um nariz mais delicado, bem definido e com cartilagens fortes. São narizes mais fáceis de remodelar pois a forma está diretamente relacionada com o formato da estrutura cartilaginosa interna. Qualquer modificação nessa estrutura aparecerá no resultado final.
“Pegue um papel absorvente e o coloque por cima da face. Se o lenço ficar engordurado, sua pele é do tipo oleosa. Se apenas a Zona-T do rosto (testa, nariz e queixo) deixar o papel engordurado, sua pele é mista. E, se sua pele não apresentar gordura em lugar algum, ela é seca“, indica a especialista.
Mas como saber o tipo de pele do seu rosto?
Como verificar que sua pele está saudável? De acordo com a médica, uma pele saudável é hidratada, tem textura uniforme, possui luminosidade e brilho, sem excesso de oleosidade ou poros dilatados. Ela também deve ter elasticidade e toque aveludado.
Pele seca: textura áspera + sensibilidade + descamação Se o seu problema é o contrário, ou seja, você sofre mais com a falta de oleosidade do que com ela, isso significa que sua pele é seca! Neste caso, o rosto fica sensível e avermelhado com muita facilidade, chegando a dar coceira e até descamação.
4 sinais de que sua pele precisa de hidratação: saiba quais são e como evitar problemas como manchas e envelhecimento precoce
Para saber, basta olhar para a parte interna do seu antebraço, como explicou o colorista Marcos Coraza em entrevista ao Uol Mulher: "se enxergar tonalidades de rosa e azul e suas veias parecerem azuladas, o seu tom de pele é frio. Já se predominar o tom amarelo, com veias esverdeadas, o tom da pele é quente".
Descubra qual o subtom da sua pele: quente, frio ou neutro
Descubra as cores de cabelo que mais combinam com as morenas