4. O ESTADO E O DIREITO NA VISÃO DE MARX. O autor concebe o Estado não como curador social que tem por função obter o bem comum da sociedade e proteger os interesses universais, como pensou Durkheim, nem também como o Estado ético-racional, perene, sem história, superior a sociedade civil, como propunha Hegel.
a) Para os liberais o Estado deve servir como mediador entre os possíveis conflitos que poderão surgir Estado. mínimo); Para os marxistas o Estado é uma ferramenta de opressão utilizada pelas classes poderosas para. ... (Estado mínimo); Para os liberais o Estado é uma ferramenta de opressão utilizada pelas classes ...
Marx entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.
Entre o liberalismo e o marxismo, por exemplo, há diferenças entre o modo como a economia deve se organizar - descentralizada para os liberais, centralizada para os marxistas - e qual é o papel do Estado - mínimo para os liberais e máximo para os marxistas.