As figuras de linguagem, além de ornamentar um texto, servem para conferir maior expressividade a uma mensagem. ... Esses desvios e novos sentidos que atribuímos às palavras possuem uma função estilística, recurso conhecido como figuras de linguagem.
Você pode usar figuras de linguagem ao estabelecer comparações entre os argumentos e os fatos expostos ao longo do texto, ou até mesmo para introduzir uma citação que esteja relacionada com o tema abordado.
Linguagem literária é aquela que tem a intenção de emocionar o leitor, e para isso utiliza uma linguagem com sentido figurado. ... Portanto, poemas são construídos com uma linguagem literária.
Resposta. Explicação: Predomina a metáfora (quando utilizamos uma palavra em lugar de outra por haver entre elas uma relação de semelhança).
A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.
Como vimos na Introdução, linguagem poética é uma linguagem sem compromissos com a realidade absoluta e objetiva. A linguagem comum é aquela que não contém conotações mais expressivas, que não causam emoções, arrebatamentos e devaneios.
Características: Amplo emprego de diversas figuras de linguagem; Constante preocupação com a forma da mensagem transmitida; Palavras usadas em sentido figurado (conotativo).
Os exemplos de poesia métrica incluem versos, rimas e estrofes. ... Existem algumas licenças poéticas que são levadas em conta para medir as sílabas de um verso, como o synalefa, o hiato, a diérese, a sinérese e a última letra da última sílaba do verso.
Métricas são medidas quantificáveis usadas para analisar o resultado de um processo, ação ou estratégia específica. De maneira geral, são medidas de desempenho.
Quais são as métricas mais importantes?