Pessoa portadora de deficiência (PPD) ou Portador de Necessidades Especiais (PNE) são termos errados e devem ser evitados, uma vez que não transmitem a realidade como deveriam.
Medidas de banheiro para deficiente físico
Explico melhor: você que não tem deficiência (ainda, lembre-se), pode usar as mais de 5 cabines dentro de um banheiro, afinal você consegue entrar e sair delas sem problema algum!
É indicado utilizar portas com pelo menos 90 cm de largura. Obstáculos à circulação, como escadas, devem ser solucionados com um elevador para cadeirante ou rampa. Deve haver ainda espaço para que a pessoa possa manobrar a cadeira de rodas, que tem cerca de 60 a 70 cm de largura.
Um desses itens é a ducha higiênica. A ABNT NBR 9050 recomenda a instalação dela no banheiro PNE, pois facilita a higienização da pessoa com deficiência ou no pós-operatório. Ela deve ser instalada bem ao lado do vaso sanitário, em uma altura na qual a pessoa consiga alcançar sentada.
Dicas para deixar o banheiro de idoso mais seguro
No box do banheiro acessível com chuveiro, as barras de apoio devem estar posicionadas a uma altura de 75 cm do piso e ter o comprimento mínimo de 70 cm, a uma distância de 85 cm da parede lateral do banco.
Algumas das adaptações que devem ser feitas na casa do idoso incluem:
Tabela de Comparação dos Melhores Tapetes para Banheiro Avulsos
Para transformar um tapete em antiderrapante é fácil, basta aplicar, na parte de baixo dele, algumas “faixas” de resina acrílica com látex antiderrapante , encontrada em lojas de reforma e construção. Deixe secar por duas horas. Nesses casos, geralmente, o tapete é de tecido, usado em salas e quartos.
Aplique o Adesivo de Contato 3M com um pincel, na área exata da tira do Antiderrapante Safety Walk® a ser colocada. Deixe secar até perder o tato. Arredonde as pontas da tira Antiderrapante Safety Walk®. Descole apenas a extremidade da tira Antiderrapante Safety Walk® ajustandoa na área correspondente.
1 Fita Antiderrapante Tekbond 50mm X5m + 1 Cola Tekbond 20g.
O Antiderrapante LP - da Pisoclean pode ser aplicado em diversos tipos de revestimentos e o seu efeito é perceptível em pisos secos e molhados.
Existe no mercado alguns produtos que vc aplica no granito para que se torne antiderrapante, sua aplicação consiste em uma primeira aplicação de um decapante e depois do antiderrapante, sua aplicação é simples e não tem cheiro, precisa apenas deixar o local desocupado de mobiliário e aguardar o tempo de secagem.
Utilize um mop úmido (bruxa). 3) Esfregue o piso durante todo o período como se você o estivesse lavando. Para isto, utilize uma vassoura com cerdas macias. 4) Enxágue com água em abundância até não existirem resíduos de Antiderrapante LP sobre o piso.
A superfície deve estar limpa, seca e livre de poeira. Em pisos com aplicação de cera, deve-se remover a cera primeiro antes de aplicar Pallo Antiderrapante. Dilua o produto na proporção 1:5 em água e aplique sobre a superfície com o auxilio de um pano ou mop.
Está cada vez mais comum o uso de pisos monolíticos, ou seja, com aparência homogênea, sem rejuntes. Porcelanato líquido é o nome dado aos pisos monolíticos feitos com resina, devido ao seu aspecto final brilhante, que lembra o porcelanato.
De uma forma resumida podemos dizer que para deixar o seu chão com esse efeito é preciso passar uma argamassa e depois "polvilhar" pó de cimento por cima. Por fim é só alisar a área para que ela fique uniforme e pronto! Lembrando que ele pode ser de várias cores, como vermelho, cinza ou mesmo branco.
Simplifique a tarefa de esfregar o chão, encaixando a esponja em um suporte com cabo (como o LT, da 3M, tel. . Um antiderrapante de aplicação simples é o AD+AD, da Gyotoku (tel. , spray que deixa o piso à prova de escorregões até quando molhado.
A técnica consiste em polvilhar o cimento em pó sobre a argamassa de contrapiso recém-executada, fazendo o acabamento (queima) do piso com uma desempenadeira metálica lisa. A técnica pode ser executada também sobre contrapisos já existentes.
Com o piso seco, deve-se aplicar a nata de cimento (uma mistura quase líquida de cimento, água, e adesivo para argamassa) e, na sequência, a massa do cimento (mais densa), feita também com o adesivo. “Esse piso, então, é queimado com o pó de cimento“, ensina Campetti.
No caso do concreto polido, o material fica fica em cerca de R$30,00/m². Quando comparados aos pisos de cerâmica, a economia de materiais e mão de obra chega a ser de R$31,00/m².
Tratamento de Piso de Concreto Os pisos de concreto podem ser tratados com polimento e lapidação. São os tratamento ideais para áreas industriais com muita possibilidade de ataques químicos, já que estas coberturas são bem resistentes.
Como evitar um piso de concreto com fissuras?