Treino de resistência com cargas pesadas, treinos balísticos e movimentar barras rapidamente (incluindo movimentos de levantamentos olímpicos), são a melhor maneira de desenvolver a taxa de produção de força.
[ Desporto ] Tipo de exercício físico baseado em movimentos rápidos e explosivos, em que os músculos são repetidamente esticados e contraídos.
Se for seguido de uma contração rápida o movimento se torna mais explosivo, ganhando velocidade, força e consequentemente potência muscular. Faça um teste simples: agache, fique nessa posição alguns segundos e dê um salto. Agora, dê um pequeno salto, retorne fazendo um leve agachamento e salte logo em seguida.
Além de propor treinos com saltos, a pliometria também conta com exercícios de barras, flexões, burpees (que consiste em fazer uma flexão, levantar, fazer um agachamento e saltar, nessa sequência), atividades com bola de ginástica, pulos seguidos de agachamentos e tiros de corrida para trabalhar a explosão.
Os exercícios pliométricos são conhecidos por aumentar o desempenho esportivo, e ultimamente tem recebido atenção da mídia e das academias de ginástica. Em geral, o termo “pliometria” se refere ao tipo de treinamento com saltos ou lançamentos que são designados para aumentar a potencia muscular do indivíduo.
Além do aumento da força, resistência e equilíbrio, a pliometria traz como benefícios adicionais a reabilitação física, o desenvolvimento da coordenação motora e até mesmo a prevenção de lesões nos joelhos. Para os corredores, os benefícios da pliometria estão voltados para o aumento da força nos membros inferiores.
Ou seja, em que você fica parado o tempo todo na mesma posição durante a execução do exercício, como acontece na prancha abdominal e suas variações. Os principais benefícios desse tipo de exercício são o ganho de força e de hipertrofia sem exigir das articulações, já que elas se movimentam durante o exercício.
4 exercícios que vão melhorar o seu salto vertical
Este método consiste em uma fita métrica que é fixada em um cinto, que por sua vez se fixa na cintura do executante deslizando através de um suporte apoiado no solo, entre os pés do executante. Ao saltar, a fita desliza pelo suporte e pode-se observar o deslocamento do salto em centímetros.
O teste de Impulsão Horizontal consiste em atingir a máxima distância num salto em comprimento a pés juntos. Este teste tem como objetivo avaliar a força explosiva dos membros inferiores. ... 2 - Coloque a fita métrica perpendicularmente às linhas horizontais para facilitar a medição da distância alcançada.
Uma pessoa normal consegue saltar em média apenas 60 cm na vertical enquanto atletas de basquete profissional saltam de 1m a 1,2m.
As provas de salto verticais implicam o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal abrangem o salto em distância e o salto triplo. O atletismo possui quarenta e duas modalidades atualmente, sendo vinte e oito olímpicas disputadas por homens e mulheres em campo, ao ar livre ou em espaço fechado.
Saltos. Há quatro provas de salto em uma competição de atletismo: o salto em altura, o salto com vara, o salto em distância e o salto triplo. O salto em altura e o salto com vara são chamados de saltos verticais.
As provas de salto vertical compreendem salto em altura e salto com vara. De acordo com a regra, no salto em altura, os atletas correm e saltam de costas sobre uma barra horizontal.
Ainda hoje muitos iniciantes usam essa técnica, mas que apresenta um resultado muito limitado. No salto em altura, podemos perceber o estilo que o atleta usa, principalmente nas fases de impulsão, elevação e transposição. São estilos do salto em altura: tesoura, “flop” ou salto de costas, rolo ventral e outros.
Conheça 13 Diferentes Tipos de Salto Alto e Saiba Como Combiná-los!
O salto em altura é uma especialidade do atletismo que consiste em ultrapassar, sem derrubar, uma fasquia apoiada em duas barras que estão colocadas a uma distância de cerca de quatro metros uma da outra.
O primeiro evento da modalidade foi registrado no século XIX na Escócia, no qual a barra horizontal foi colocada até 1,68 metro de altura. O esporte começou a ser praticado nas Olimpíadas durante os Jogos de Atenas, em 1896, onde o americano Ellery Clark foi o vencedor.
substantivo masculino Ação ou efeito de saltar; pulo: salto em distância, em altura, salto de vara. Movimento de reflexão por efeito de queda em uma superfície: os saltos da bola. Catadupa, queda de água. Passagem brusca e sem graus intermediários, mudança brusca: a natureza às vezes procede por saltos.
Salto com vara é um evento do atletismo onde os competidores usam uma vara longa e flexível para alcançar maior altura e passar por cima de uma barra ou sarrafo. Competições com varas já eram conhecidas na Grécia Antiga, entre os cretenses e os celtas.
Neste esporte, o atleta (saltador) deve passar por cima de uma barra (sarrafo), usando uma vara de apoio, sem derrubá-la. O atleta que conseguir ultrapassar a maior altura ganha a competição.
William Welles Hoyt
Fases do Salto com Vara: Corrida de aproximação; Impulsão; Transposição; Queda.