Descreve uma situação em que uma doença infecciosa ameaça simultaneamente muitas pessoas pelo mundo. Não tem ligação com a gravidade da doença, mas pela abrangência geográfica.
O distanciamento social é uma medida comportamental importantíssima neste momento, não só para a proteção individual, mas para diminuir a velocidade da propagação do vírus. Se você puder trabalhar de casa e/ou sair pouco ou nada de casa, faça isso! Caso necessário, procure frequentar farmácias, supermercados ou qualquer outro comércio em horários alternativos.
- gotículas de saliva;- espirro;- tosse;- catarro;- contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
A cada 7 dias a situação deve ser reavaliada e, conforme a evolução do cenário, os protocolos poderão ser relaxados ou novamente intensificados.
Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o novo coronavírus já infectou mais de 134 milhões de pessoas em todo o mundo. O marco é alcançado 15 meses após seu surgimento na cidade chinesa de Wuhan. O número de mortos por Covid-19 no mundo já ultrapassou 2,7 milhões.