Os liquens são associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas. Os fungos que formam liquens são, em sua grande maioria, ascomicetos (98%), sendo o restante, basidiomicetos. As algas envolvidas nesta associação são as clorofíceas e cianobactérias.
Os liquens são organismos formados por associação interespecífica entre algas e fungos. Trata-se de uma relação harmônica entre espécies diferentes: fotobionte (algas) e micobionte (fungos). Essa relação ecológica é chamada de mutualismo obrigatório ou simbiose.
Resposta. conseguindo um habitat favorável, mesmo fora da água. Isso permite ao líquen participar do processo de sucessão primárias como fundadoderes do ambiente e formadores do solo.
Desta forma, simplificando, a alga alimenta o fungo e o fungo tira a alga da água. Isso permite que o líquen participar do processo de sucessão primárias como fundadores do ambiente e formadores do solo.
Resposta. a)Os fungos que formam liquens são, em sua grande maioria, ascomicetos (98%), sendo o restante, basidiomicetos. As algas envolvidas nesta associação são asclorofíceas e cianobactérias.
Principais características dos fungos Os principais representantes do reino Fungi são os cogumelos, os bolores, as orelhas-de-pau e as leveduras (ou fermentos).
Exemplos: Leveduras (como a Saccharomyces cerevisiae) e trufas. Hifas septadas. Formam esporos sexuados chamados basidiósporos em hifas especializadas chamadas basídios. Algumas espécies formam corpo de frutificação (basidiocarpo – cogumelos e orelhas-de-pau).