Boa noite. Fiz uma limpeza espiritual onde vomitei bastante, logo depois da limpeza usei o contra egum por 7 dias. Mas as vezes tenho vontade de usar novamente ai uso passo 24 h ou 3 ou mais dias e depois tiro. Posso continuar fazendo isso? Meu orixá é oxum.
Boa tarde Arnaldo como vai? Me explica se o contraegum pode ser lavado ou não precisa, usamos até ele partir? Sei também que não iniciados podem usar, não há restrições…o mesmo vale para as guias? Pois conheço pessoas que não são feitas sabem quem são seu orixás de cabeça usam. Desde já agradeço!
Segundo os mais antigos, ele pertence a Obaluayê e serve para afastar espíritos desencarnados da pessoa que está passando pela obrigação. É de grande significado, pois com suas rezas e posteriormente com sua imantação através de determinados banhos, ele não permite de forma alguma que espíritos de mortos se aproximem de quem os está usando.
Tudo bem? Eu amei seu post, parabéns pelo trabalho, a minha dúvida é pq eu não sou da umbanda e nem do candomblé, tenho muita vontade de fazer parte pois me identifico bastante mas tenho uma família muito intolerante e ainda não tenho autonomia pra me impor pois sou muito novo, eu gostaria de saber se eu, mesmo não fazendo parte e nunca tendo visitado um terreiro posso usar?
Se você é médium iniciante e fica tonto, perde a consciência, é tomado por pensamentos negativos, tem dificuldades em incorporar seu guia de Luz, sente tristeza e sentimentos negativos constantes na gira ou em um determinado lugar, estes são fortes sintomas de que você está precisando da Ajuda de um Contra-Egun "" procure o Pai de Santo de sua Confiança!
São divisas, são patentes dadas por Ogum. Isso mostra por exemplo, que o Yaô foi condecorado com uma divisa Militar. Devem ser usados como Jóias, como divisas de um Soldado, de um cabo. Isso é precioso e Enaltece a Nossa Cultura.
Minha filha tem 16 anos usa o contra egum em um braço só no colégio ela sofre muito ataque de entidades a diretora da escola sempre me liga pra ir busca-la ela não consegue estudar o quê fasso .
Ainda no Candomblé, costuma -se delegar o uso do Contra-Egun a filhos que estejam em Obrigações da cabeça, como exemplo o Bori, é deve-se continuar usando-o durante o tempo estipulado pelo guia e pelo Pai de Santo. Este Instrumento serve ainda para usarmos quando estivermos em um Lugar dito Carregado tal"" como CEMITÉRIO, HOSPITAL, PRESÍDIO, DELEGACIA DE POLÍCIA, SANATÓRIO, BARES, OU ATÉ EM CASAS OU HOTEL ABANDONADAS E ANTIGAS COM RUÍNAS E IGREJAS E CAPELAS QUE TEM TAMBÉM MUITA CONCENTRAÇÃO DE ENERGIAS NEGATIVAS E ESPÍRITOS DESENCARNADOS UMBRALINOS.
O Contra-Egun é um traçado de palha da Costa trazido ao Brasil pelas Religiões Afro descendentes e é geralmente usado nas nações de Candomblé e Umbandomblé, Serve para Proteção contra Espíritos Desencarnados que atuam em palavras populares Zombetagem. Esse traçado pode ser posto no braço, no tornozelo e/ ou na barriga. A escolha de onde colocar estará diretamente ligado à doutrina e fundamento da Casa.
A Ativação de um mesmo Intrumento, por Exemplo " palha da costa pode ser Ativada completamente diferente entre Umbanda e Candomblé ou Ainda, mesmo que seja dentro de uma determinada religião, pode mudar de acordo com cada Casa.
Embora este Amuleto seja menos frequente utilizado em terreiros de Umbanda, tem se mostrado muito eficaz, em especial para estão apresentando a diferenciar a presença de um Espírito de baixa Luz dos seus guias.
Olá bom dia….eu tenho um contra Egum de 3 búzios eles quando chega alguém pesado ele sai e o cortado fica todo desfiada e uns do búzios sai e outro q nem Isa sai o búzio pq essa parte ninguém explica ,a quando solto e coloco d volta….pq tem fila de espírito as trás d mim e olha que já fiz d tudo o contra Egum foi a única coisa quarto um póuco…e se ficar feio o contra Egum aonde descarregar pq tá muito feio …desculpa sou d umbanda…só eu que nasci como. Esses preços das q não entendia e agora tô quase pq nas casa q fui com minha mãe só cobrava e não fazia nada minha mãe e umbanda eu acha errado Ogum xoroqie foi ele que mandou Isa pq os terreiro q fui….só Jesus desculpa…e obrigada [email protected] se poder me responder seria grata muita grata pq só os preto velho q me ajuda na casa da minha mãe…e outra fiquei com medo das casas de canomble….eles querem fazer etido sozinho e não explica…aí fiquei mais confusa por isso que tô na casa d umbanda d minha mãe…pelo menos eles sempre dão um jeito….obriga pela atenção….
O que é contra egum? Dentro de todos os rituais do candomblé ele está presente e sua importância é imensa nos preceitos. Mas, o que é contra egum?
Quando estivermos com esse traçados não podemos fazer uso de Bebidas alcoólicas nem destilada e nem fermentada, ato sexual, participar de brigas ou qualquer ato que atraia negatividade ou atue contra o preceito espiritual. É Importante ressaltar que ninguém está livre de Energias Negativas (Médiuns ou não) por isso até Zeladores, Ogans, Ekedjes e outras autoridades de Santo usam Contra-Egun.
Devemos utilizar os contra eguns mesmo depois de nossos preceitos cumpridos e, sempre que formos a algum hospital, cemitério, delegacias, ou mesmo visitarmos um doente crítico. Dentro de hospitais os utilizamos por ser esse local, um verdadeiro “paraíso” dos mortos, no cemitério dado a ser o local de descanso para nossos entes queridos, e em delegacias e presídios por serem locais infestados de energias negativas.
É importante lembrarmos que ao usarmos os contra eguns nem mesmo Caboclos, Pretos Velhos ou outra entidade qualquer se aproxima de nós, muito menos se incorporam, pois apesar de serem espíritos iluminados, tbm são eguns.
Bom dia! Todas as vezes que eu retirar o contra egum eu preciso novamente fazer a limpeza dele? Com ervas? Pois não pode fazer uso de bebida alcoólica e nem ter momentos íntimos usando o contra egum num é isso? Quando acontecer, eu retiro e depois posso usar de novo ou preciso lavar em ervas e, marinar nas ervas pra recolocar? Outra coisa? Uma pessoa me disse que pode fazer a limpeza com sal grosso e açúcar. Isso procede? Ela é umbandistas. Muitíssimo grata! Adorei todos os esclarecimentos!
CONTRA-EGUN NA UMBANDA Estes elementos podem ser trazidos pelo pai de santo ou pelos guias. A manutenção destes amuletos se dá através do fumo dos guias, de banho de ervas ou até mesmo de preces, orações e velas.
O Contra Egum com 3 búzios é um traçado de palha da costa trazido ao Brasil pelas religiões afro-descendentes e é geralmente usado nas religiões de Candomblé e Umbanda. Serve para proteção contra espíritos desencarnados que atuam em baixo astral e desordem.
Geralmente, é amarrado nos braços e cintura dos iniciados, com a finalidade de afastar as energias negativas e espíritos malévolos, impedindo a incorporação de eguns (espíritos de mortos).
A corda é um símbolo de ascensão e do desejo de ascender quando está estendida, mas quando é atada ao corpo é sinónimo de ligação com o oculto e com os poderes secretos e mágicos.
1. Contregum. Também chamado de contra-egum, é um traçado de palha usado para proteção contra espíritos desencarnados que atuam em baixo astral e afastar energia negativa. É usado pelos seguidores do Candomblé e Umbanda.
Efum (em iorubá: éfun) é uma cerimonia ritualística que consiste em pintar a cabeça raspada e o corpo de um iniciado, com círculos ou pontos, e com traços tribais, feitos com giz, também conhecido como pemba durante a iniciação. Na primeira saída (saída de Oxalá) do iniciado (Iaô), a pintura é toda branca.
Uáji (em iorubá: waji) ou aroquim (arokin) é um tipo de pó azul, chamado pelo povo de santo de indigo. Também conhecido como (anil) no Brasil, esse pó azul ou em pedrinha quadrada serve para clarear roupas também. ...
É comumente utilizado em Ebós de afastamento de vícios, doenças e recuperação de vida. No Candomblé ele não pode ser usado em filhos de Oxalá.
O pó da Baphia nitida que tem a cor vermelha é utilizado em vários rituais do candomblé, na construção de assentamentos de orixá, nas pinturas sagradas da iniciação Queto, principalmente na construção do adossum (um cone que fica no centro da cabeça do iaô) com a função de transmitir o poder espiritual chamado de axé e ...