Não é a primeira vez que a sigla “TD2”, que significa “tudo dois” e identifica a facção carioca Comando Vermelho (CV), foi usada como “assinatura” em homicídios na capital.
29 de maio de 1992
PCC
Foi encontrado morto nesta terça-feira (22) o traficante Elias Pereira da Silva, o 'Elias Maluco', um dos principais chefes da facção criminosa carioca Comando Vermelho - que possui ramificações por todo o país, inclusive Mato Grosso do Sul, principalmente na faixa de fronteira seca entre Brasil e Paraguai.
Com a estrutura de uma máquina de poder paralelo, a facção criminosa Comando Vermelho conseguiu, de 2014 a 2020, elevar o número de integrantes em 1150%, chegando a 10 mil batizados.
E seguem: Autoridades dos dois Estados atribuiram as mortes ao rompimento de uma aliança entre as duas maiores facções criminosas brasileiras, que hoje atuam em todas as regiões do país: o Primeiro Comando da Capital (PCC), grupo surgido em São Paulo, e o Comando Vermelho (CV), originário do Rio de Janeiro.
1979, Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil
A facção foi criada em 1993, a partir de um time de futebol na Casa de Custódia de Taubaté, que era considerada a prisão mais segura do estado. Os objetivos principais do grupo eram reagir ao massacre do Carandiru, de 92, que matou 111 presos, e exigir melhores condições de vida dentro da prisão.
Conhecida como a gangue mais violenta do planeta, a Mara Salvatrucha, também chamada de MS-13, é uma organização de gangues criminosas transnacionais e associadas entre si.
o Comando Vermelho
As três principais facções criminosas do tráfico de drogas —Comando Vermelho, Terceiro Comando e Amigos dos Amigos— possuem juntas o domínio de outros 34,2% dos bairros e 15,4% do território. Ao todo, 3,7 milhões de pessoas vivem em local controlado por algum grupo criminoso, ou o equivalente a 57,1% da população.
Segundo as investigações, há membros do PCC radicados nos complexos do Alemão e do Lins de Vasconcelos e nas favelas do Turano, Mangueira e Jacarezinho (zona norte).
No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.
Segundo a imprensa, o motim foi provocado pela rivalidade entre o PCC e a FDN, que controlava o presídio até então e é ligada ao CV. O PCC e o CV romperam um pacto que mantinham para a compra de drogas e armas em regiões de fronteira em meados de 2016.
Escrito configura apologia ao crime Isso porque, ela trazia as siglas de uma famosa facção criminosa, o PCC (Primeiro Comando da Capital), além dos números 1533 (P é a 15ª letra do alfabeto e o C é a 3ª).
O que é o PCC: Inicialmente batizado de Partido do Crime, o PCC também é conhecido pelo código “15.
Fica caracterizado quando o integrante falta com Sintonia, deixa de cumprir seus compromissos, desaparece sem deixar algum tipo de vínculo com a organização, continua praticando crimes se estruturando, e não faz valer os compromissos assumidos. Punição: exclusão e a cobrança fica a critério da Sintonia.
SINTONIA. A estrutura é dividida por 'sintonias' -- como são conhecidos os departamentos da facção. A 'Sintonia Final' é a principal e concentra a alta patente do PCC -- tem membros de diferentes estados, com o objetivo de analisar 'tratativas da organização em âmbito nacional'.
CHEFIA-GERAL – é a mais alta graduação de hierarquia no PCC, composta por alguns dos fundadores da facção. GERAL DOS ESTADOS (OU SINTONIA GERAL DOS ESTADOS – formado por cinco pessoas (há um que é superior aos outros). Tem por objetivo a comunicação com os “GERAIS” (tanto dos presídios quanto os da rua).
Estatuto do PCC
As mulheres de uma facção - em Alcaçuz são o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o Sindicato do Crime,RN - se chamam de cunhadas. ... As mulheres dos membros do PCC em outro local.
Significa que está tudo bem, tudo ótimo.
Regulamento e condições. Entrar para a facção do PCC não é tão simples. Cada interessado em fazer parte do Primeiro Comando deve ser indicado por alguém que já está dentro. Assim, quem indica é denominado por “irmão” e o indicado precisa passar por uma espécie de “batizado”.
As regras impostas pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) visam tornar o mercado do crime mais lucrativo e previsível, e menos violento. E isso funciona, haja vista que a facção domina o crime em São Paulo, espalha-se pelo Brasil e na América Latina --30 mil membros no país, sendo 11 mil no estado.