Quando meu filho não me obedece é porque nós estamos estimulando nelas a resistência e não a cooperação. O resultado mais triste de ter o objetivo de conseguir que nossos filhos façam o que queremos, ao invés do que todos querem, é que, em algum momento, tudo o que pedirmos lhes parecerá uma exigência.
Deixar o seu filho durante um ou dois dias sem o brinquedo favorito dele pode ser uma forma de ajudá-lo a entender que o ato errado teve consequência. Os especialistas dizem que, atualmente, os eletrônicos (como tablets e videogames) costumam ser os itens dos quais a criança mais sente falta nessas situações.
Prepare-o para as próximas atividades e como você deseja que ele se comporte. Explique ao seu filho o que irá acontecer, seja honesto com ele, principalmente se algo fugirá da rotina. Redirecione o mau comportamento, às vezes as crianças se comportam mau porque estão entediadas ou não encontram nada melhor para fazer.
Cinco dicas de como lidar com crianças desobedientes e agressivas
Olhe nos olhos do seu filho e diga com firmeza no semblante e na voz o “não” que precisa ser dito. Dê uma explicação rápida e clara sobre a necessidade do limite. Se ele tentar bater em você, continue olhando firme nos olhos dele e diga que bater dói, machuca e você não gosta e não vai deixar!
Eu o(a) levo agora ao Teu coração transpassado de dores, aos pés da Cruz da Obediência e Submissão. Eu invoco os méritos do Sangue de Teu Filho, para alcançar o livramento do meu (minha) filho (a) de toda e qualquer presença ou ação maligna que o (a) faz desobedecer e rebelar-se.
Primeiramente, mantenha-se calmo.
Dicas para disciplinar sem punir
Os filhos têm a obrigação de amparar seus pais na velhice, seja material, seja imaterialmente. Ainda que os pais tenham condições econômicas e financeiras de sobreviverem, subsiste o dever dos filhos nas prestação de ordem afetiva, moral, psíquica.