Órgãos Reprodutivos Principal órgão reprodutivo dos vegetais. Elas nascem das axilas das folhas e são formadas pelo receptáculo e o pedicelo (haste da flor). ... E o Gineceu é o órgão feminino, onde são produzidos os óvulos e encontramos os carpelos. Os carpelos são formados pelo ovário, estigma e estilete.
O limbo é a parte essencial da folha e caracteriza- se, em geral, por ser uma superfície plana e ampla, sendo esta uma lâmina verde, sustentada pelas nervuras, onde possibilita uma maior área possível para a captação de luz solar e do gás carbônico.
Resposta. A nervura é a distribuição das nervuras compreendendo o tecido vascular da folha de uma planta. Elas estão localizadas na camada esponjosa do mesofilo; através deles os fluxos de seiva, comunicando os corpos de chapa com a parte restante da planta.
A lâmina foliar caracteriza-se por ser achatada e larga. Tal forma otimiza a captação de luz e gás carbônico. A lâmina é de grande importância na identificação do vegetal, pois em cada planta apresenta características específicas de forma, tamanho, tipo de margem, ápice, base, ausência ou presença de tricomas, etc.
As folhas paralelinérveas possuem suas nervuras paralelas entre si, e são encontradas nas plantas monocotiledôneas (que possuem somente um cotilédone) como milho, orquídea, tulipa, gramíneas, palmeira, cana-de-açúcar, arroz, trigo, aveia, cevada, bambu, centeio, lírio, alho, cebola, banana, bromélia, orquídea etc.
O mesofilo compreende o tecido fundamental localizado entre as duas faces da epiderme, representado principalmente pelo parênquima clorofiliano (ou clorênquima), caracterizado pela presença de cloroplastos e por um grande volume de espaços intercelulares.
Mesofilo. O mesofilo, tecido da folha responsável, principalmente, pelo processo de fotossíntese, é formado basicamente por parênquima clorofiliano, porém também podemos encontrar colênquima e esclerênquima. O parênquima clorofiliano caracteriza-se por apresentar grande quantidade de cloroplastos.