Criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, programa do Governo Federal executado pela Eletrobras, o Selo Procel foi instituído por Decreto Presidencial em 8 de dezembro de 1993. ... Cada equipamento candidato ao Selo deve ser submetido a ensaios em laboratórios indicados pela Eletrobras.
Áreas de atuação do Procel
O Procel - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica é um programa de Governo Federal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia – MME e executado pela Eletrobras (Secretaria Executiva do Programa).
O Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações – PROCEL EDIFICA foi instituído em 2003 pela ELETROBRAS/PROCEL e atua de forma conjunta com o Ministérios de Minas e Energia, o Ministério das Cidades, as universidades, os centros de pesquisa e entidades das áreas governamental, tecnológica, econômica e de ...
Para obter o Selo Procel Edificações, recomenda-se que a edificação seja concebida de forma eficiente desde a etapa de projeto, ocasião em que é possível obter melhores resultados com menores investimentos, podendo chegar a 50% de economia.
A etiqueta começa pelo tipo de equipamento, com a marca do fabricante, modelo e tensão (110v ou 220v). O campo a seguir é o mais importante do selo. Ele informa, com letras de A a G, a eficiência energética, onde a letra A é a mais eficiente e a G é a menos.
Os equipamentos que atualmente recebem o Selo Procel Inmetro são: reservatórios térmicos, lâmpadas fluorescentes compactas, reatores eletromagnéticos para lâmpadas a vapor de sódio de alta pressão e para lâmpadas fluorescentes tubulares e motores elétricos trifásicos standard e alto rendimento, com potências entre 1 e ...
Selo Procel A Os aparelhos contemplados com este selo possuem o melhor índice de eficiência energética da sua categoria. São submetidos a ensaios específicos em laboratórios idôneos, indicados pelo Procel, sendo comprovadamente mais econômicos.
Dispõe sobre a instituição do Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional da Energia. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art.
O Selo Procel é uma forma de orientar o consumidor na hora da compra, indicando quais produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, resultando em economia na conta de energia elétrica. Foi instituído por Decreto Presidencial em 8 de dezembro de 1993.
Conheça os selos de qualidade para equipamentos elétricos
Selo Inmetro e as letras que representam a eficiência energética. Este selo avalia os equipamentos por nível de eficiência energética, dentro de uma classificação que vai de A até G — A são os mais eficientes e G os menos eficientes. ... Elas começam no verde (mais eficiente) e vão até o vermelho (menos eficiente).
Ele foi criado para identificar o nível de eficiência energética dos aparelhos, a partir de ensaios nos laboratórios certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e classificados de acordo com seu nível de consumo de energia.
Resposta: Além do ar-condicionado, o chuveiro elétrico, a geladeira e a televisão são os aparelhos que mais consomem energia elétrica ao longo do ano, inclusive no verão.
Os aparelhos que mais consomem energia
4 aparelhos que consomem mais energia dentro de casa
Dicas práticas para economizar energia com aparelhos eletrodomésticos
Como economizar energia em casa com 13 atitudes simples
Maxi Banho Ultra Lorenzetti Com potências entre 4600w e 5500w o modelo possui 3 temperaturas e design simples de espalhador de água de tamanho médio, 3 temperaturas e na versão de 127 w possui potência entre 4600 e 5500 wts, convertendo o chuveiro em um aparelho que consome menos energia.
Formas de economizar energia elétrica em seu dia a dia
Praticamente tudo ao nosso redor funciona com energia e a sua economia é importante tanto por motivos financeiros (evitar gastos excessivos e desnecessários) quanto por motivos ambientais, pois a geração de energia depende da exploração de recursos naturais, sendo muito danoso para o meio ambiente gerar tanta energia ...
3- Tire os aparelhos das tomadas Essa é uma das formas mais eficientes de economizar energia. Quando o aparelho fica em stand-by, ou seja, desligado, mas conectado à tomada, para manter o funcionamento de sensores e relógios, ele está consumindo energia desnecessariamente. Isso pode representar 12% de sua conta!
Razões para poupar energia
Devemos economizar água porque é um dos recursos naturais mais valiosos do nosso planeta, é fonte de vida para a humanidade. ... Porém, 97,5% dessa água é salgada, e está basicamente nos mares e oceanos.
O desperdício de água e energia representa um dos maiores riscos para o meio ambiente. Quando exageramos no banho ou passamos muito tempo com o ar condicionado ligado, estamos desperdiçando as reservas ecológicas e naturais do nosso país. ... Portanto, quem economiza água está ao mesmo tempo economizando luz, e vice-versa.
7 Dicas de como economizar energia na escola
13 maneiras de economizar água e reduzir o seu consumo (e sua conta)
Aproveite ao máximo a luz do dia deixando cortinas, janelas e portas abertas; Utilize a iluminação de acordo com o tamanho e a finalidade do ambiente; Não deixe a luz acesa em cômodos desnecessariamente, apague as lâmpadas dos ambientes desocupados; Troque as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas LED.
* Evite seu uso no horário de maior consumo de energia, ou seja, o horário de pico (18 às 21h), pois este é um dos equipamentos que mais consome energia. * Quando não estiver fazendo frio, deixe a chave na posição “verão”. * Feche a torneira quando se ensaboar.