Após a inspeção, iremos realizar a ausculta da região abdominal para verificar a presença de ruídos intestinais – ruídos hidroaéreos – que é o som normal dos intestinos que se apresentam como borbulhamentos e cliques, ocorrendo pela presença de ar que se movimenta nas alças intestinais por intermédio dos movimentos ...
O sinal é considerado positivo quando o paciente apresenta dor aguda ao se retirar bruscamente a mão do seu abdome, caracterizando o sinal Blumberg. Acompanhando este sinal pode-se observar hipertonia da musculatura no local, podendo ser forte e contínua ou ocorrer somente ao se exercer uma pressão sobre o local.
A confirmação do diagnóstico é feita pelo médico, com a avaliação física pela palpação do abdômen, e realização de exames como hemograma e ultrassom, que conseguem detectar os sinais de inflamação típicos da apendicite.
Fossa ilíaca direita, inguinal direita ou quadrante ilíaco direito é uma das nove divisões da anatomia de superfície da parede abdominal. Localiza-se abaixo da região umbilical, próxima ao quadril do lado direito. Os principais órgãos que se encontram sob esta região são o ceco e o apêndice.
A dor na região ilíaca esquerda ocorre devido a lesões do cólon sigmoide, trato urinário esquerdo, genitália feminina interna, afecções musculoesqueléticas ou neurológicas.
A fossa ilíaca direita (FID) representa um ponto de atenção médica por contribuir com rica e extensa patologia, tanto em condições de urgência como no atendimento eletivo. Além de sua patologia, é referência para a manifestação clínica de acometimentos de estruturas adjacentes ou distantes.
A adenite mesentérica é uma inflamação dos linfonodos mesentéricos, localizada na região inferior direita do abdome, próxima ao apêndice. Essa condição causa dor abdominal aguda e às vezes é confundida com apendicite, uma vez que os sintomas são semelhantes.
Os linfonodos (gânglios linfáticos) são pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas. Eles contêm células do sistema imunológico que ajudam a combater infecções atacando e destruindo germes que são transportados pelo líquido linfático.
Os gânglios linfáticos aumentados, conhecidos popularmente como íngua e cientificamente como linfonodos ou linfonodomegalia, indicam, na maioria das vezes, uma infecção ou inflamação da região em que surgem, apesar de poderem surgir por vários motivos, desde uma simples irritação da pele, uma infecção, doenças da ...