À medida que a altitude aumenta, a pressão diminui, pois diminui o peso da coluna de ar acima. Como o ar é compressível, diminui também a densidade com a altura, o que contribui para diminuir ainda mais o peso da coluna de ar à medida que a altitude aumenta.
Quanto maior a altitude, menor a quantidade de oxigênio, pois o ar fica menos denso, com mais espaços vazios entre as moléculas. A pressão atmosférica diminui, causando dor de cabeça, náuseas e prostração.
aceleração da gravidade
A definição de aceleração é a taxa na qual a velocidade de um objeto muda. Portanto, aceleração constante significa que o objeto está ficando mais rápido ou mais lento na mesma taxa; a mesma mudança de velocidade durante um período de tempo definido.
Fórmula da aceleração constante Se a aceleração for constante, quer dizer então que a velocidade variou de forma uniforme, ou seja, temos uma situação de movimento uniformemente variado. Nesse caso, temos: a = am = (vf – vi)/ (tf – ti) = Δv/Δt.
Aceleração é a medida usada na mudança da velocidade de um móvel em relação ao tempo. Aceleração é uma grandeza física vetorial e a sua unidade é o m/s².
Dizer que um movimento se realiza com uma aceleração escalar constante de 5 m/s², significa dizer que que o objeto está em movimento variado a cada segundo, onde sua velocidade aumenta 5 m/s. Ou seja, o objeto irá descrever um movimento variável, porém previsível, onde estará crescendo de 5m/s em 5m/s.
→ Aceleração = 2,72 M/s².
Dado: 72 km/h = 20 m/s.
Resposta: A aceleração desse automóvel, em m/s² é de 3,75 m/s².