EQST

O Que Ndice De Placa Visvel?

O que é índice de placa visível?

IPV - Índice de placa visível: é verificado através da análise clínica da presença ou ausência de placa após a superfície dentária ser seca.

Como calcular o índice de placa visível?

O calculo do índice é feito dividindo- se o número de superfícies contendo placa pelo número total de superfícies examinadas.

Para que serve o índice de placa?

O acúmulo de placa pode ser medido por meio de índices, dentre eles o Índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS)6, que também pode ser usado como ferramenta para o profissional avaliar a motivação, o envolvimento e autocuidado do paciente ao longo do tratamento.

O que é fator Retentivo de placa?

O fator retentivo mais observado é o cálculo dental, que deve ser removido mecanicamente pelo procedimento de raspagem supragengival ou subgengival, associada a uma correta adequação do meio bucal. Com isso, elimina-se todos os focos retentivos de placa reduzindo o processo de inflamação.

O que são fatores Retentivos de biofilme?

O fator retentivo mais observado é o cálculo dental, embora outros possam estar presentes, como: lesões de cárie, raízes residuais, restaurações e próteses mal adaptadas, os quais podem facilitar o acúmulo de biofilme, o que torna sua remoção necessária através de adequada ras- pagem e profilaxia dental supragengival, ...

Quais são os tipos de doenças periodontais?

A doença periodontal tem três estágios: que varia do menos ao mais grave: gengivite, periodontite e periodontite avançada . A periodontite é uma infecção grave da gengiva que danifica o tecido mole e destrói o osso que suporta os dentes. A periodontite pode causar o afrouxamento dos dentes ou levar à perda dos mesmos.

Como diagnosticar doença periodontal?

Para o diagnóstico da doença periodontal é necessário avaliar os parâmetros clínicos de profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e sangramento à sondagem, sendo avaliados em seis sítios por dente (mésio-vestibular, vestibular, disto-vestibular, mésio-lingual, lingual e disto-lingual).

Como acabar com a doença periodontal?

Seguem algumas dicas de como prevenir problemas gengivais e periodontais:

  1. Escovar os dentes em intervalos regulares. ...
  2. Passar o fio dental entre os dentes, uma vez que nestas regiões a escova de dente não consegue limpar. ...
  3. Realizar manutenções periodontais frequentemente. ...
  4. Trocar restaurações que não estejam satisfatórias.

Qual a melhor pasta de dente para periodontite?

Também é possível reduzir o risco de doença da gengiva mantendo uma boa rotina de higiene oral. Isso inclui: escovação duas vezes ao dia com um creme dental como parodontax para uso diário, uso do fio dental ou de uma escova interdental todos os dias e check-ups dentários frequentes.

O que é o tratamento periodontal?

Refere-se ao tratamento das doenças gengivais.

O que é doença periodontal quais são suas complicações?

Esta situação produz derivados prejudiciais que ativam a resposta inflamatória natural do seu organismo, levando a gengivas inchadas e inflamadas. Caso não seja tratada, a doença periodontal pode piorar à medida que a placa endurece e se torna tártaro, um depósito áspero que não pode ser removido apenas pela escovagem.

Como ocorre a evolução da doença periodontal?

Na fase inicial predominam a gengivite e periodontite. Se não detectados precocemente, esses problemas podem evoluir para doença periodontal avançada. Puberdade, maior duração da doença, mau controle metabólico e higiene bucal inadequada são fatores que contribuem para progressão e agressividade da DP.

O que causa perda óssea dentária?

Periodontite é a causa mais comum de perda óssea Além disso, uma mordida não favorável, trauma dentário e diabetes também podem ser destacados. E a grande consequência desse quadro, de acordo com a odontologista, é a mobilidade dos dentes.