A manutenção preditiva é o acompanhamento periódico de equipamentos ou máquinas, através de dados coletados por meio de inspeções. As técnicas mais comuns utilizadas para manutenção preditiva podem ser: análise de vibração, ultrassom, inspeção visual e outras técnicas de análise não destrutivas.
A manutenção é de extrema importância para qualquer empresa, pois seu principal objetivo é manter a disponibilidade dos equipamentos, gerenciar os recursos e eliminar os defeitos das máquinas para manter o mesmo padrão de qualidade dos produtos.
A manutenção preventiva é aquela realizada de forma programada e sistematizada com o objetivo de garantir a plena operação de um equipamento. Troca de peças de desgaste, lubrificação de partes móveis e revisão regular da máquina: todas essas iniciativas são exemplos de manutenção preventiva.
Manutenção preventiva e preditiva: vantagens e desvantagens
Uma das principais características da manutenção preditiva é o acompanhamento dos dados em tempo integral de cada um dos equipamentos de uso rotineiro. Dessa forma, é possível mensurar o desgaste ou a degradação de seus componentes por meio dos parâmetros previamente determinados.
A inspeção sensitiva busca identificar falhas de montagem, vazamentos, fontes de desperdícios, ”gambiarras” de montagem e manutenção, algumas situações ligadas à segurança das pessoas e ao meio ambiente.
Dentre as principais responsabilidades do PCM estão: