Resumo. Processo estiloide é projeção óssea fina que se estende a partir da superfície inferior do osso temporal, medial e anteriormente ao forame estilomastóideo.
O alongamento do processo estilóide é uma anomalia que pode es tar acompanhada pela: calcificação dos ligamentos estilo-hióideo e estilomandibular, podendo des encadear uma sérte de sintomas como disfagia, odinofagia, dor facial, otalgia, cefaléia, zumbido e trismo; e o conjunto desses sintomas associado ao alongamento ...
A síndrome de Eagle também é conhecida como alongamento do processo estiloide. O processo estiloide é um pequeno osso localizado logo abaixo da orelha. Esse osso pequeno pode causar muita dor decorrente de seu alongamento ou calcificação, comprimindo vasos ou nervos na área e resultando em inflamação.
O diagnóstico é feito o mais geralmente usando estudos da imagem lactente tais como a varredura do raio X, do CT ou do MRI que pode revelar a calcificação do ligamento stylohyoid. O tratamento envolve principalmente o uso de medicamentações anti-inflamatórios nonsteroidal aliviar a dor.
São possíveis causas para a síndrome de Eagle: o alongamento do processo estilóide decorrente da ossificação de um remanescente embriológico da cartilagem do segundo arco branquial ou a calcificação do ligamento estilo-hióideo (1, 4).
O tratamento é cirúrgico. Não há outra opção de tratamento. Procure um médico na área da otorrinolaringologia ou um dentista, especialista em cirurgia buco maxilo facial.
O prolongamento do processo estiloide do osso temporal e/ou calcificação do ligamento estilo-hioideo consiste em uma das alterações que mais afeta o aparelho hioideo, podendo estar relacionada à Síndrome de Eagle, quando o paciente apresenta sintomas clínicos, além das alterações estruturais.
O processo estilóide é uma projeção óssea de direção ântero-inferior localizado na base do crânio, situado lateralmente à fossa jugular, ântero-medial ao processo mastóideo e medialmente à parte timpânica do osso temporal.