crossorigin="anonymous">
Androceu é o termo utilizado para identificar um conjunto de estames, estrutura da flor que carrega o pólen. O androceu é frequentemente chamado também de parte masculina da flor, uma vez que é nesse local que são produzidos os grãos de pólen (estruturas que possuem em seu interior o gametófito masculino).
O gineceu é formado pelo conjunto de carpelos de uma flor. O androceu é formado pelo conjunto de estames (estruturas formadas pela antera e filete) de uma flor.
Se a flor apresentar apenas androceu, é denominada de estaminada, e se apresentar apenas o gineceu, é denominada pistilada.
Estames são apêndices da flor onde estão presentes os polens. Geralmente são divididos em duas partes: antera e filete. ... Estames são apêndices da flor que produzem micrósporos, que, por sua vez, desenvolvem grãos de pólen.
O estigma é a porção superior do carpelo, localizado na extremidade do estilete, onde se depositam os grãos de pólen para se iniciar o processo de germinação. Uma mesma flor pode apresentar mais de um carpelo.
Androceu
Androceu: é o conjunto de estames que constitui a parte masculina da flor. Cada estame é formado por um filete e uma antera, onde são produzidos os grãos de pólen. Gineceu: é formado por um conjunto de folhas modificadas chamadas carpelos, constituindo a parte feminina da flor.
No Reino Plantae, o gameta masculino passa a ser denominado como anterozoide. Lembrando que nas especies de plantas espermatófitas, o gameta masculino se localiza especificamente no grão de pólen.
Estames são folhas modificadas, onde se formam os gametas masculinos da flor. O conjunto de estames forma o androceu (do grego andros, homem, masculino). Um estame geralmente apresenta uma parte alongada, o filete, e uma parte terminal dilatada, a antera.
O Gineceu é a parte feminina da flor. Ele é formado por carpelos, pistilo, estigma, estilete e ovário. Dentro do ovário estão os gametas femininos da planta. O Androceu é a parte masculina da flor.
Os gametas são formados por um processo denominado de gametogênese em órgãos chamados de gônadas. Na espécie humana, os gametas são o ovócito secundário ou óvulo (gameta feminino) e espermatozoide (gameta masculino): ... O processo de produção do espermatozoide ocorre nos testículos e é denominado de espermatogênese.
Enquanto a gametogênese masculina ocorre nos testículos, a gametogênese feminina ocorre nos ovários. Gametogênese é o processo que leva à produção dos gametas. Na mulher, os gametas são produzidos nos ovários, enquanto que nos homens os gametas são produzidos nos testículos.
Gametas são as células sexuais de todos os seres vivos. Todos os organismos com reprodução sexuada precisam produzir gametas, tanto plantas como animais. Existem gametas masculinos que são chamados espermatozoides (animais) ou anterozoides (plantas) e femininos, chamados óvulos (animais) ou oosferas (plantas).
Nos animais, o gameta masculino é chamado de espermatozoide, o qual é uma célula reprodutora dotada de flagelo e, portanto, móvel. Já o gameta feminino é chamado de ovócito e é imóvel. O espermatozoide humano é menor que o ovócito e apresenta cabeça e cauda.
Os gametas masculinos,os espermatozoides tem caudas e se movimentam com seu auxilio. Os gametas femininos,os ovulos nao se movimentam sem ajuda e sao maiores que os espermatozoides.
Tanto o sistema genital masculino quanto o feminino são responsáveis pela produção dos gametas, ou seja, pela produção das células que se unirão na fecundação e darão origem ao zigoto. Os gametas são produzidos nas chamadas gônadas, sendo os testículos as gônadas masculinas e os ovários as gônadas femininas.
A gametogênese é o processo no qual são formados os gametas masculinos e femininos. A gametogênese que leva à formação dos espermatozoides é denominada espermatogênese. Já a formação de ovócitos maduros ocorre pelo processo denominado oogênese ou ovogênese.
Espermatogênese é o processo de produção de gametas masculinos, e ovogênese é a produção de gametas femininos. Gametogênese é o processo de produção de gametas. A espermatogênese é o nome dado ao processo de gametogênese em que são produzidos gametas masculinos, os espermatozoides.