A clonagem molecular é o processo de construção de DNA recombinante e da sua propagação em hospedeiros apropriados que possibilitam a seleção do DNA recombinante.
Esse processo baseia-se em enzimas de restrição (que cortam o DNA) e na DNA ligase (que une/cola o DNA). Inserir o plasmídeo na bactéria.
O fragmento de DNA é inserido em um vetor, que é uma molécula de DNA na qual um gene é inserido para construir a molécula de DNA recombinante. Geralmente os plasmídeos (moléculas de DNA circulares existentes naturalmente nas bactérias) são usados como vetores para clonar fragmentos de DNA.
As enzimas de restrição (ou endonucleases de restrição) são enzimas que cortam o DNA em locais específicos. As enzimas reconhecem determinadas sequências nucleotídicas do DNA e fragmentam a molécula sempre que identificam essa sequência, produzindo extremidades coesivas.
A tecnologia do DNA recombinante é também conhecida como clonagem molecular ou mesmo clonagem gênica. Trata-se de processos de transferência de DNA de um organismo para outro visando produzir benfeitorias.
São muitas as biotecnologias usadas no ramo da saúde, sendo essa uma das maiores áreas de aplicação dessas técnicas no Brasil. São usados órgãos de animais para transplantes, produção de insulina e vacinas através da técnica de DNA recombinante, entre outras para produção de medicamentos, hormônios e anticorpos.
“Como uma tecnologia baseada nas ciências biológicas, a biotecnologia possibilita o desenvolvimento de vacinas e testes diagnósticos, produtos de extrema importância no atual contexto em que estamos vivendo”, ressalta Sílvia Fialho, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed e coordenadora do curso de mestrado.
Podemos afirmar que são as duas enzimas usadas na obtenção do DNA recombinante, são as seguintes: enzimas de restrição e as ligases.
Organismos geneticamente modificados (OMG), ou simplesmente transgênicos, são aqueles produzidos pela engenharia genética, a partir da incorporação de genes de espécies que não se reproduziriam em condições naturais; como entre indivíduos do reino animal e vegetal.
O transgênico é um organismo que recebe um gene retirado de outro, o que lhe confere uma característica nova. A depender do gene adicionado, a planta pode se tornar mais nutritiva ou mais resistente à seca, a pragas ou a agrotóxicos. ... Batata, milho e trigo já possuem genes originais de outras espécies.
Transgênicos - Organismos modificados têm defensores e opositores. Transgênicos são organismos que possuem em seu genoma um ou mais genes provenientes de outra espécie, inseridos por processo natural ou por métodos de engenharia genética. Eles têm sua estrutura geneticamente modificada para obter novas características.
Resposta. Resposta: 4 - Transgênicos são organismos manipulados geneticamente de modo a favorecer características desejadas, como a cor, tamanho, etc. São cultivados em larga escala porque eles têm o objetivo de trazer benéficos para as plantações, como resistência a herbicidas e pragas.
Aumento das reações alérgicas; Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas. ...
Riscos para saúde: são vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles: aumento das alergias; aumento de resistência aos antibióticos; aumentos das substâncias tóxicas; maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.