Resposta. Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e orgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Muitas vezes os nódulos benignos demandam apenas acompanhamento da evolução, sem necessidade de qualquer intervenção. Eles normalmente desaparecem espontaneamente, principalmente quando são pequenos. A remoção cirúrgica pode ser indicada para tumores maiores, que causam dor ou alteram a aparência da mama.
É também conhecido como neoplasia. O oncologista é o médico clínico especializado no tratamento do câncer, é aquele profissional que se ocupa da abordagem geral, do cuidado do paciente e especificamente da prescrição de tratamentos sistêmicos como quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.
Terapia Neo-adjuvante. ( ) Quando o tratamento sistêmico é o definitivo para a doença. ( ) Quando o tratamento sistêmico tem o objetivo de aumentar a chance de cura após determinado procedimento cirúrgico.
O mesmo paciente, por exemplo, pode tratar de um único câncer combinando opções de tratamento como radioterapia, cirurgia, quimioterapia e hormonioterapia. De uma forma geral, o tratamento de câncer precisa ser seguido com seriedade, respeitando-se as recomendações médicas.