Quando encontramos esse tipo de bactéria é um indicativo de que a água foi contaminada por fezes e esgoto. Caso o resultado apresente presença de coliformes, o ponto de consumo deve ser interditado e devem ser adotadas as medidas de higienização e desinfecção do mesmo.
A nutrição heterotrófica é aquela em que o ser vivo necessita de obter matéria orgânica do meio externo, ou seja, não é capaz de produzi-la. Nesse caso, esses seres precisarão se alimentar de outro ser vivo.
A célula heterotrófica não apresenta a auto-suficiência, sendo dependente da aquisição de nutrientes extracelular por absorção direta ou absorção após um processo digestivo por ação enzimática. São heterotróficas as células animais, dos fungos, dos protozoários e de muitos tipos de bactérias.
Os organismos heterotróficos, ou heterótrofos, por sua vez, não são capazes de produzir seu próprio alimento, dependendo do consumo de material orgânico previamente formado. Entre os exemplos de organismos heterotróficos, podemos citar os animais, fungos e algumas espécies de bactérias e protistas.
Resumindo: Autotróficos: Organismos capazes de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese ou quimiossíntese. Exemplo: plantas. Heterotróficos: Organismos que se alimentam de outros seres vivos.
Os seres autotróficos (do grego autós, “ de si mesmo”, e trophos, “alimentador”) são capazes de sintetizar seu próprio alimento a partir de material inorgânico. Os processos utilizados por esses seres vivos para realizar essa transformação são a fotossíntese e a quimiossíntese.
Os organismos quimiossintetizantes incluem bactérias e arqueobactérias que vivem em ambientes carentes de luz. Pode-se observar que a reação acima é semelhante à reação que produz glicose através da fotossíntese, exceto o fato que a fotossíntese libera gás oxigênio, enquanto a quimiossíntese produz enxofre sólido.
As bactérias quimiossintetizantes podem ser divididas em três grupos: sulfobactérias, nitrobactérias e ferrobactérias. A quimiossíntese é a produção de alimentos através da oxidação de substâncias minerais.
A quimiossíntese apresenta uma grande importância para seres vivos com bactérias, em que não existe a disponibilidade de oxigênio, ou mesmo, estes seres vivos são menos complexos e incapazes de realizar fermentação.
Portanto ela é importante porque fornece energia e metabolismo aos seres vivos conseqüentemente auxiliando na sobrevivência dos mesmos.
O Processo da Quimiossíntese O objetivo da bactéria é formar um composto orgânico (como a glicose/açúcar) a partir de matéria inorgânica e para isso necessita de energia.
A quimiossíntese é o conceito similar à fotossíntese, mas nas bactérias. Isso se deve ao fato de as bactérias obterem energia para manutenção de sua vida através de oxidações inorgânicas. ... Essas oxidações constantes resultam em produção de matéria orgânica através da oxidação de minerais.