Deficiência do hormônio do crescimento ocorre quando a hipófise não produz uma quantidade suficiente de hormônio do crescimento. Deficiência do hormônio do crescimento é a deficiência mais comum de hormônios hipofisários e é acompanhada por crescimento total insuficiente e baixa estatura.
O excesso desse hormônio dá origem a uma doença conhecida como Cushing, em que ocorre ganho de peso, alteração menstrual e estrias vermelhas e grossas em abdômen, penas e braços. Além disso, a doença causa hipertensão arterial e diabetes, que contribuem decisivamente para uma piora da saúde em geral.
Classicamente, a cirurgia por via transesfenoidal é considerada a terapia de escolha para os adenomas secretores de GH (81,83). Outras opções são a radioterapia hipofisária e o tratamento medicamentoso, à base dos análogos somatostatínicos e/ou agonistas dopaminérgicos (81,83).
Os prolactinomas e os somatotrofinomas são os adenomas funcionantes mais frequentes, sendo o hipopituitarismo uma complicação frequente devido à compressão e destruição da hipófise e podendo ser resultado da própria manipulação cirúrgica. Outra complicação cirúrgica comum é o diabetes insipidus.
São tumores que afetam a hipófise, uma glândula considerada uma das mais importantes do corpo. Considerados raros, os adenomas de hipófise representam cerca de 15% dos tumores intracranianos, que em sua maioria são benignos, apenas 0,1% dos casos possui malignidade.
O macroadenoma de hipófise é um tumor de evolução lenta e que apresenta importantes distúrbios visuais como baixa acuidade visual e alterações campimétricas. Estes sintomas levam os pacientes a procurarem, muitas vezes, os oftalmologistas.
Consulte um Endocrinologista. Deve ser procurado um endocrinologista e se esse depois da sua avaliação e/ou tratamento precisar, ai sim um neurocirurgião. O especialista a ser consultado deve ser o endocrinologista.
Prolactina é o hormônio do leite humano, que, quando está presente no sangue em alta dosagem, pode trazer várias consequências à saúde da mulher, como o bloqueio da menstruação (amenorreia), causando infertilidade.