O gás ozônio apresenta uma discreta polaridade, devido a sua geometria angular e a presença de um par eletrônico não compartilhado do átomo central. Sabemos que a polaridade de uma ligação e de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos.
mol-1), é uma substância gasoso (T.F. -192.
→ Monóxido de carbono (CO) O monóxido de carbono é uma substância covalente diatômica formada por dois átomos de elementos diferentes. Apresenta geometria molecular linear.
A molécula do dióxido de carbono é linear, e as ligações entre os átomos de carbono e oxigênio são polares, porém os vetores que definem o momento dipolar se anulam e a molécula é apolar.
Podemos determinar a polaridade de uma molécula utilizando a soma dos vetores momento dipolar (μR). Um vetor momento dipolar é uma seta que indica para qual átomo os elétrons de uma ligação estão deslocando-se (eletronegatividade). Quando a soma vetorial é zero, molécula apolar.
O que é um composto polar? É aquele que interage com outras moléculas por dipolo permanente ou ligações de hidrogênio e apresenta tendência de dissolver-se em compostos polares. ... Por exemplo: com relação à solubilidade, compostos polares apresentam boa capacidade de dissolver-se em compostos polares.
A polaridade da água e sua capacidade de estabelecer pontes de hidrogênio são responsáveis pelas propriedades da água como solvente. ... Solventes polares como a água tendem a dissolver solutos polares ou iônicos, enquanto solventes não polares, como gasolina, éter e óleos, tendem a dissolver solutos não polares.
Porque a ligação molecular entre o oxigênio e o hidrogênio é muito forte. ... O oxigênio atrai um número maior dessas partículas e fica com carga negativa, enquanto o hidrogênio cede elétrons e fica com carga positiva. Como cargas opostas se atraem, as moléculas se unem, formando o líquido.
O estado líquido é um estado da matéria no qual a distância entre suas moléculas é suficiente para se adequar a qualquer meio (tomando sua forma), porém sem alterar consideravelmente seu volume.
Resposta. Letra B - ponte de hidrogênio.
Isso se deve ao estado de agitação das moléculas. Temperatura nada mais é do que energia, quanto mais energia maior agitação. No gelo, forma sólida em geral, as moléculas tendem a se organizarem em formas de cristais, bem notáveis em alguns casos. Essa ligação pode mais forte ou mais fraca, dependendo da substância.
Saturno poderia flutuar no oceano É simples! Basta comparar a densidade do corpo e do fluido. Se a densidade do fluido for maior, o corpo flutua. Porém, se a densidade do corpo for maior, o corpo afunda.
Porque a camada de gelo funciona como uma espécie de cobertor, impedindo que a água mais profunda congele. ... A água de lagos e rios congela a 0ºC e nos oceanos a -1,8ºC – porque o sal reduz a temperatura necessária para o congelamento. O “cobertor gelado” dos mares também pode ser mais espesso.
Sabia que a água congela de cima para baixo? Por mais estranho que pareça, isso é verdade. Se o gelo fosse mais denso que a água, após a sua formação ele desceria até ao fundo do lago ou do rio fazendo então com que a água se solidificasse de baixo para cima.
Resposta. Porque a parte exposta recebe mais temperatura baixa e inicia o congelamento, congelando de cima para baixo.