O inverno é um das quatro estações do ano, que se inicia no final do outono e termina com o início da primavera. No Brasil, ele começa no dia 20 ou 21 de junho e acaba no dia 22 ou 23 de setembro. Trata-se da estação do ano mais fria, com queda nas temperaturas e, em alguns lugares, precipitação de neve.
A primavera, no Brasil, inicia-se entre os dias 22 e 23 de setembro e segue até o dia 21 ou 22 de dezembro. Como dito anteriormente, ela tem início logo após o fim do inverno e antecede o verão. Em 2019, ela começa no dia 23 de setembro e termina no dia 22 de dezembro.
No Brasil, o inverno é marcado por uma grande ausência de chuvas em quase todo o território nacional, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Com influência da massa de ar polar, é comum no inverno aqui um fenômeno conhecido como friagem. Esse fenômeno acontece no início do inverno, podendo durar uma semana.
O inverno, que iniciou oficialmente às 18h44min de sábado, não deverá ser rigoroso no Rio Grande do Sul. ... "Mesmo durante o inverno, são normais dias com calor em qualquer mês da estação, especialmente durante agosto e setembro, e 2020 não fugirá à regra.
Características do inverno O inverno é a estação do ano que sucede o outono e antecede a primavera. A principal característica dessa estação é a queda nas temperaturas.
A origem do inverno está associada ao período do ano conhecido como solstício, que se manifesta quando dias e noites possuem durações diferentes em razão da desigual iluminação dos hemisférios pela radiação solar. Assim, enquanto é inverno em um dos hemisférios da Terra (menor incidência de luz), é verão no outro.
→ Solstício
20 de junho, às 18h44
O inverno tem início no dia 20 de junho de 2020 às 18h44 no Brasil. A nova estação se caracteriza pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas. ... A temperatura permanece acima da média em boa parte do Brasil em julho, mostrando que este não será um inverno rigoroso – o não implica ausência de frio.
No inverno, o ingresso de fortes massas de ar polar acompanhadas de excessiva nebulosidade às vezes fazem com que as temperaturas permaneçam muito baixas, mesmo durante a tarde. Tardes com temperaturas máximas que variam entre 14 °C e 16 °C são comuns até mesmo durante o outono e o início da primavera.
A boa notícia para quem é fã de carteirinha do inverno é que os meses de frio em São Paulo são bem delimitados. O inverno começa oficialmente no final do mês do junho (normalmente, no dia 21, quando é celebrado o solstício de inverno) e vai até o final de setembro (entre os dias 21 e 23).
Os efeitos devem ser sentidos a partir de quinta-feira (24), com diminuição da temperatura e aumento de chuvas. Uma frente fria irá avançar pelo Sudeste do Brasil e impactará diretamente a temperatura e as chuvas no estado de São Paulo a partir desta quarta-feira (24).
A previsão é de que o final de semana tenha temperaturas mais amenas. Uma nova frente fria irá avançar ainda nesta semana sobre o sudeste brasileiro. A massa de ar quente e seco que provoca o calorão perde força na região e, a partir de quinta-feira (4), o tempo deve começar a mudar no estado de São Paulo.
“Não teremos outra onda de calor intenso desse modo durante a primavera. Essas outras ondas de calor podem acontecer nos próximos anos, mas a partir do dia 11 o calor extremo acaba em 2020″, tranquiliza a meteorologista.
O verão inicia no dia 21 de dezembro de 2020 às 07h02 (Horário de Brasília) e termina no dia 20 de março de 2021 às 06h02. O verão 2020/20121será com influência do fenômeno La Niña como moderada a forte intensidade.
Até o momento, a maior temperatura já registrada no país foi de 44,7ºC, registrada em Bom Jesus do Piauí, em 21 de novembro de 2005.