Ferramentas para fazer a Controladoria Estratégica É uma metodologia de gestão que materializa a visão e o crescimento de um negócio. Seu objetivo é alinhar o planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa.
Todas as seis ferramentas de controladoria escolhidas para estudo nesse artigo são utilizadas no grupo Energisa em suas 9 empresas distribuidoras de energia elétrica (planejamento estratégico, gestão orçamentária, balanced scorecard, gestão estratégia de custos, gestão financeira e sistema de informações).
Ela analisa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa, dando base para a definição de novas estratégias. Acrescido a análise do mercado, a Controladoria Estratégica irá contabilizar a rentabilidade por unidade de negócio, clientes e produtos da empresa para se comparar com outras e buscar se sobressair.
De um jeito simples, podemos dizer que a função da controladoria é cooperar para uma administração eficiente, mantendo os negócios saudáveis e lucrativos. Essa definição resumida ilustra a complexidade das funções que essa área pode ter, dependendo do negócio e setor em que está inserida.
O foco da controladoria é fornecer informações para as diversas atividades da empresa, dentre as principais, destacam-se o comercial, o RH e o Operacional. Estes setores necessitam, com frequência, de informações confiáveis para a gestão de suas áreas.
A controladoria atua não apenas na área contábil, mas também na administrativa, de recursos humanos e gestão de riscos. Isso permite que ela seja a responsável por organizar, avaliar a armazenar todas as informações da empresa, sendo uma assessora e consultora dos gestores no processo de tomada de decisão.
O que é Controladoria? Controladoria faz parte da área de Ciências Contábeis e é responsável pelo controle orçamentário e administrativo de uma empresa. Pode ser considerada uma "evolução" da Contabilidade, pois além das questões contábeis e econômicas, trabalha continuamente a administração da empresa como um todo.
Primeiramente é necessário ter um departamento responsável por esta atividade ou mesmo contratar uma empresa de contabilidade capacitada a oferecer este trabalho. Será realizada uma análise de toda organização e dos sistemas de controle já existentes, ou não.
Passos necessários para estruturação de uma área de planejamento, controladoria e finanças eficiente. Definição da Expectativa de Retorno e do Apetite a Risco da empresa. Definição de ferramentas gerenciais para obtenção de controles e estatísticas. Elaboração dos modelos personalizados que se quer acompanhar.
Controladoria empresarial é um setor ou unidade administrativa da empresa responsável, na grande maioria dos casos, pela sua gestão econômica e fiscal. Esse setor reúne informações importantes para garantir que o gestor tenha uma visão da realidade da organização.
O profissional de controladoria tem a responsabilidade de elaborar o orçamento, incluindo no pacote a coleta, análise, e consolidação dos dados. Além disso, a importância do controller está em monitorar as variações no orçamento e investigar a origem e o motivo dessas variações.
Suas atribuições costumam ser:
O controller, em geral, é o responsável pelo setor de controladoria. A principal função da controladoria é fazer gestão contábil. Este setor é o responsável pelo controle e planejamento financeiro da empresa. Para isso, ele faz análises contábeis do histórico financeiro da empresa e da situação atual.
A Controladoria é a ferramenta de gestão de grande importância nas pequenas e médias empresas que auxilia os gestores das empresas fornecendo informações que visam apoiar o planejamento e controle.
De forma geral, os profissionais que atuam como controller tem a formação em Ciências Contábeis. Em alguns casos, o Controller também pode uma formação em área afim, como por exemplo Economia ou Administração, e realizar uma especialização em controladoria.
A área de Controller Logístico abrange os processos, implementação e monitoramento da execução de cada uma das etapas logísticas. Além disso, o profissional dessa área tem a função de determinar os indicadores de desempenho em custos, produtividade e qualidade de serviço e também de monitorar os resultados obtidos.
Transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos: tudo isso está sob a responsabilidade da área, que é considerada estratégica na maioria das organizações. Com salários que vão de R$ 10 mil a R$ 45 mil, os profissionais de Logística encontram um mercado para lá de favorável.
Salário de um tecnólogo em logística por especialidade