A deseconomia de escala é o processo inverso ao da economia de escala. Ela acontece quando o custo com os fatores de produção cresce mais do que a produção resultante desse investimento, resultando em um aumento no custo médio por unidade produzida.
Já a economia de escala externa ocorre quando um setor industrial expande suas atividades e as empresas que atuam na área podem desfrutar de melhores condições, infraestrutura, redes de fornecimento mais sofisticadas e mão-de-obra mais qualificada resultando em custos menores de suas produções.
A deseconomia de aglomeração pode ser caracterizada como o processo contrário à atração de novos investidores nas áreas industriais e econômicas. Essa economia pode ser vista como não mais atrativa para investidores em decorrência das desvantagens industriais, que em determinado momento, superam as vantagens.
entende-se por economia de aglomeração ou de localização,uma etapa do processo industrialização em que ocorre a concentração da instalação de empresas produtivas ou de atividades econômicas em uma determinada região do espaço geográfico.
1 Ação ou efeito de aglomerar(-se). 2 Ajuntamento, agrupamento ou multidão de coisas ou pessoas: “[…]
Economia de aglomeração: conheça esse tipo de concentração industrial. Quando diversas empresas concentram suas atividades econômicas em uma determinada região elas desenvolvem uma economia de aglomeração. O propósito dessa ação é obter algum tipo de vantagem que não seria possível obter isoladamente.
A participação da indústria na economia brasileira é cada vez menor. Dados recentes sugerem que o Brasil passa por um processo de desindustrialização, fenômeno que se refere à perda acentuada da atividade industrial. Em 1985, a indústria de transformação respondia por 25% do PIB brasileiro.
A aglomeração urbana é um processo de expansão de núcleos urbanos distintos com produção e intensificação de fluxos que extrapolam os limites políticos/administrativos dos municípios. O estudo do processo de aglomeração urbana é importante porque contribui para o planejamento e a gestão pública.
Tóquio
Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes expandem-se ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano.
substantivo feminino Junção de duas ou mais cidades que geograficamente se encontram em decorrência do crescimento urbano. Área formada por cidades e vilarejos vizinhos que, por estarem muito próximos uns dos outros, formam um aglomerado de cidades. Etimologia (origem da palavra conurbação). Do inglês conurbation.
O esquema clássico de rede urbana estrutura-se sobre uma rígida hierarquia funcional. Nessa hierarquia, quanto mais elevada é a classe da cidade, mais especializados e raros são os bens e serviços que ela oferece e mais vasta é a sua região de influência.