Denominam-se Organizações Militares (OM) as organizações do Exército Brasileiro que possuem denominação oficial, Quadro de Organização (QO), ou Quadro de Lotação de Pessoal Militar (QLPM) e Quadro de Distribuição de Efetivos (QDE), próprios.
As Forças Armadas do Brasil são divididos em três ramos: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira. A Polícia Militar do Brasil (polícia estadual) ao lado do Corpo de Bombeiros Militar são descritos como uma força auxiliar e de reserva do Exército.
Apesar de seus quase 210 milhões de habitantes, o Brasil não dispõe de um grande número de militares. Proporcionalmente falando, somando os 334,5 mil militares da ativa, e os 1,3 milhão da reserva, o país tem 0,8% de seu pessoal nas Forças Armadas.
Com um efetivo de 334,5 mil militares na ativa (15.º do ranking) e 1,34 milhão na reserva (7.º do ranking), o Brasil tem 1,67 milhão de pessoas que podem servir o país em uma eventual guerra. Veja Também: Orçamento enxuto ameaça compra de novos caças Gripen para Força Aérea Brasileira.
O Exército Brasileiro conta atualmente com cinco divisões de Exército: a 1ª Divisão de Exército com sede no Rio de Janeiro e subordinada ao Comando Militar do Leste; a 2ª Divisão de Exército com sede em São Paulo e subordinada ao Comando Militar do Sudeste; a 3ª Divisão do Exército com sede em Santa Maria - RS; a 5ª ...
Cada tropa ou companhia era comandada por um capitão de cavalos, coadjuvado por um tenente e por um alferes, incluindo duas ou mais esquadras de 20 a 25 soldados comandadas por cabos. Várias tropas poderiam ser agrupadas num troço comandado por um comissário-geral de cavalaria.
Páginas na categoria "Batalhões do Exército Brasileiro"
Índice
O Comandante Supremo é o Presidente da República. Entre 1808 e 1967, o responsável pela gestão do Exército foi o Ministério da Guerra. De 1967 a 1999, passou a ser denominado Ministério do Exército.
Estado-Maior do Exército (Brasil)
Belém (PA) – No dia 12 de março, o Chefe do Estado-Maior do Exército (Ch do EME), General de Exército Paulo Humberto Cesar de Oliveira, esteve em visita ao Comando Militar do Norte (CMN).
Um Estado-Maior é um órgão - composto por oficiais ou não - de informação, estudo, concepção e planejamento para apoio à decisão de um comandante militar.
Soldado de Segunda Classe (s2) em Jurisprudência.
As duas primeiras letras, comuns nas três siglas, provêm do adjetivo inglês Electromagnetic (Eletromagnético). A sigla EME corresponde ao termo inglês Electromagnetic Environment (Ambiente Eletromagnético), que designa o ambiente de energia eletromagnética no interior da aeronave.
13º UNIFORME (Sv Gerais) - rue.
Tenente-coronel é uma patente militar de oficial superior, situada entre a de major e a de coronel.
Cabo é uma graduação existente em várias forças armadas e forças de segurança, normalmente correspondendo à primeira ou segunda graduação que pode ser obtida por um soldado.
patente militar, no Brasil entre o tenente-coronel e o general (abreviação: cel.)
coronel - cel. departamento - dep. dona - D., d., D. ª ou Da.
Obrigado. Diz-se: primeiro-cabo / primeiros-cabos, primeiro-tenente / primeiros-tenentes, tenente-coronel / tenentes-coronéis, major-general / majores-generais, comandante-chefe / comandantes-chefes (evite-se o galicismo "comandante-em-chefe"). Ambos os elementos vão para o plural, excepto quando um deles é invariável.
major substantivo, masculino (plural: majores m)—
O que é um coronel? O Coronel é um posto exercido por cidadão brasileiro militar que serve nas uma das duas três grandes forças armadas de nosso país, que são o Exército e a Aeronáutica, já que este posto não existe na Marinha. podem ser o Exército, a Aeronáutica ou a Marinha.
Primeiramente, devemos esclarecer que existem na língua portuguesa as formas femininas soldada, sargenta, coronela, capitã e generala.