Entenda como a importância e como funciona uma alça de Henle A alça de Henle é um tubo em forma de U presente nos néfrons dos mamíferos. Tem como função a absorção de água e sais minerais. Também pode ser chamado de ansa de Henle e fica localizado entre o túbulo contorcido proximal e túbulo contorcido distal.
Dentro da cápsula renal, o sangue sofre uma forte pressão, que ocasiona a saída do chamado filtrado glomerular (ou urina inicial), líquido semelhante em composição ao plasma sanguíneo. Esse processo é denominado filtração. O filtrado é formado principalmente de água, ureia, glicose, sais e aminoácidos.
Os rins filtram o sangue, extraindo resíduos tóxicos e reabsorvendo as substâncias aproveitáveis. O sangue entra pela artéria renal e, depois de extraídas as substâncias, o sangue filtrado sai do rim e retorna à circulação pela veia renal. Os rins filtram todo o sangue do corpo a cada cinco minutos, formando a urina.
E todos os dias, os dois rins juntos, filtram entre 120 a 150 litros de sangue para produzir cerca de um a 2 litros de urina. Isso, porque, uma das funções dos rins é filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo, como amônia, ureia e ácido úrico.